Cotidiano

Enem 2016: Avisos de adiamento da prova são enviados a alunos afetados

enem.jpg

RIO ? Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram a receber mensagens de texto via celular nesta quinta-feira confirmando que estão entre os 191,4 mil participantes afetados pela ocupação das escolas que são locais de prova. Esses alunos terão o exame adiado e farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro. A mensagem não informa sobre o novo local de prova, que será divulgado na página do participante.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 304 locais de provas estão ocupados. Somente no Rio, são 10 pontos de aplicação ocupados, onde 7.232 alunos se submeteriam à prova no próximo fim de semana.

VEJA A LISTA DE LOCAIS DE PROVA OCUPADOS NO RIO

Os estudantes que ocupam as escolas protestam contra a PEC 241, que estabelece um teto para os gastos do governo, e contra a Medida Provisória que reforma o ensino médio. O MEC decidiu adiar a a aplicação do exame ao invés de substituir os locais de prova por questões de logística e segurança.

Não há um dado oficial sobre o total de ocupações no país, mas um levantamento feito pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) estimou cerca de 1700 ocupações em escolas, institutos e universidades.