Cotidiano

Enem 2015: Cidade do Rio só tem uma escola entre 20 melhores do país

RIO- O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira as notas médias de cada escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Unidades de ensino da capital paulista e de Fortaleza, no Ceará, estão entre as mais numerosas e bem posicionadas no ranking feito a partir das pontuações nas provas objetivas do exame do ano passado. Já a participação do Rio nessa lista repetiu a tendência dos últimos anos e caiu mais uma vez. O estado tem, hoje, três colégios entre os 20 primeiros do país, sendo que o melhor colocado, o Colégio Ipiranga, em Petrópolis, aparece na 12ª colocação, com 706,9 pontos.

CONSULTE AQUI A NOTA DA SUA ESCOLA

Enem 2015 – Rio

A lista nacional é encabeçada por pelo Colégio Objetivo Integrado, com 751,3 pontos, seguido pelo Colégio Etapa III, com 736,3 pontos, ambos de São Paulo. Em terceiro e quarto lugares, estão duas unidades do Colégio Ari de Sá Cavalcante, em Fortaleza, com 733,7 e 727,1 pontos, respectivamente. Também surgem na lista das 20 com as melhores médias nas quatro provas objetivas do Enem a unidade de Niterói do Colégio Ponto de Ensino (Pensi), em 18° lugar, com 704,6 pontos, e o Sistema Elite de Ensino, única escola da capital carioca no alto do ranking nacional, na 20° colocação, com 703,7 pontos.

No ranking do exame de 2012, por exemplo, o Rio ficou com cinco escolas entre as 20 primeiras, sendo que o Colégio São Bento ocupou o quarto lugar nacional. Instituições tradicionais da capital carioca, como o Santo Agostinho e o Cruzeiro também apareciam no topo. Segundo os dados divulgados nesta terça, porém, nenhum desses colégios está entre os 20 melhores no raking feito com as notas das provas objetivas (na lista com as 20 melhores escolas na prova da redação, única avaliação dissertativa do Enem, a participação fluminense também foi modesta).

Info – Ranking Enem 2015 RJ

O São Bento, pela primeira vez, não aparece entre as 20 primeiras. Ficou em 28º no Brasil e em 5º no estado, com 693,8 pontos. Outras instituições de referência no Rio, como Santo Agostinho e Santo Inácio, também não figuram nessa relação. O primeiro ficou em 32º no ranking nacional, e o outro, em 42º. Na opinião de especialistas em educação, essa realidade pode ser explicada porque, hoje, os primeiros lugares nesse ranking são ocupados, majoritariamente, por escolas que, ao longo dos anos, vêm se concentrando em preparar seus alunos para ter um bom desempenho no exame do MEC.

– Uma das hipóteses é que essas escolas como São Bento têm um ensino mais humanista, não focam exclusivamente em uma preparação para o Enem. São escolas que se dedicam ao global, com o Enem aí incluído. Eles podem não estar tão bem preparados para o Enem, mas para outras áreas que o exame não avalia- afirma a educadora Andrea Ramal, complementando: – Por outro lado, as outras escolas têm se profissionalizando muito e vão em busca de melhores alunos, dos professores que melhor preparam para a prova e acabam formando turmas de elite.

Foram divulgadas as pontuações obtidas por 14.998 escolas no Enem do ano passado. Ao todo, mais de 25 mil colégios tinham alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em 2015, mas só foram computados nesta análise os dados das instituições com ao menos dez alunos participantes do Enem e cuja adesão ao exame foi igual ou maior que 50%. No total, foram contabilizadas as notas de 1,2 milhão de estudantes que, no ano passado, estavam concluindo o ensino médio.

Escolas com poucos alunos também têm, geralmente, melhor participação no Enem. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pela divulgação das notas, unidades de ensino de muito pequeno porte, com até 30 alunos, ficaram, na média, com 541 pontos no Enem de 2015. Aquelas com entre 31 e 60 estudantes obtiveram média de 532 pontos. Jás as maiores instituições de ensino, comm 91 alunos ou mais, alcançaram média de 509 pontos na prova.

Melhor do Estado do Rio no ranking das provas objetivas, o Colégio Ipiranga, de Petrópolis, é considerada pelo Inep uma escola de pequeno porte. Tem 45 alunos no 3° ano do ensino médio. Há alguns anos, a instituição já figura entre as melhores do Rio no que diz respeito aos resultados nas provas objetivas, mas esta foi a primeira vez que a instituição conseguiu o primeiro lugar no estado e figurar entre as principais escolas nacionalmente.

– O mais importante é o fato de termos professores mais bem preparados e experimentes, e famílias de alunos que valorizam muito a educação. São alunos que se dedicam, estudam com seriedade- conta o coordenador do ensino médio da instituição, Rodolfo Abi Daud.