Cotidiano

Endrigo disputa reeleição contra Mees e Dr. Tomás

Os eleitores de Medianeira terão que escolher entre três candidatos no dia 2 de outubro

Medianeira – Os eleitores de Medianeira terão que escolher entre três candidatos no dia 2 de outubro. Ricardo Endrigo disputa a reeleição com o vice José Vani Grassi, o Neguinho, que já foi secretário de Governo e de Planejamento. Uma das grandes obras previstas para o primeiro mandato de Endrigo foi a construção do novo prédio da prefeitura. Segundo o candidato, que está licenciado do cargo, a estrutura de seis andares vai centralizar toda a parte administrativa do Executivo, exceto as secretarias de Saúde e Agricultura. A previsão é de que o empreendimento seja entregue até a metade de 2017.

Além disso, o candidato dará continuidade ao programa Olhos da minha escola, que trata da visão do aluno, desde a consulta, tratamento e distribuição de óculos, se necessário. “Desde 2007, quando o programa foi implantado, já atendemos quatro mil estudantes”, diz. Endrigo vê como prioridade a instalação de uma UPA 24 horas e de mais creches para ampliar as vagas no sistema público de ensino. Ainda em seu plano de governo, o candidato quer construir um parque científico e tecnológico e um novo distrito industrial para fomentar a geração de emprego.

Endrigo é natural de Mondaí (SC), tem 52 anos e três filhos. Veio para Medianeira em 1972, e em 1996 começou a trabalhar como auditor fiscal da Receita Estadual. É formado em Direito e já foi duas vezes vice-prefeito de Medianeira (2005/2012), período em que trabalhou como secretário de Planejamento e de Governo. Neste ano, sua coligação é formada pelo PSDB/PMDB/PSB/ PTN/PROS/PPS/PSL/PR/DEM/PP/PMN/PHS.

Estreia

O candidato Evandro Rohling Mees (PSD) estreia na política na eleição de 2016. Ele é policial federal, profissão que exerce desde 2003. É natural de Assis Chateaubriand, casado e tem duas filhas. Já foi presidente do Rotary Clube Medianeira – Caminho do Colono, entre 2014 e 2015. Engajar-se na vida pública foi necessário, segundo ele, por conta do descontentamento e inconformismo com a política em geral. “Estamos cansados e precisamos fazer alguma coisa para mudar”, diz. Suas propostas são voltadas à saúde, especialmente na redução da espera por atendimento médico e a construção de uma UPA na região Norte da cidade.

Além disso, Mees quer acabar com os deslocamentos desnecessários a grandes centros para a realização de exames. Na educação, pretende viabilizar a construção de mais creches com foco no ensino em tempo integral. Em relação à segurança pública, propõe a instalação da guarda municipal e sistema de videomonitoramento.

“Vamos agir com transparência e queremos uma participação efetiva da população junto com a prefeitura, dando oportunidade para que as pessoas se desenvolvam com o município”. Mees tem como vice a administradora de empresas Lucy Andreola e concorre pela coligação PSD, PSC e PEN.

Saúde

Tendo como linha de frente a saúde, o candidato Tomás Edson Andrade da Cunha (PDT), que é pediatra há mais de 30 anos, diz que vai colocar em dia o setor. “A saúde em Medianeira é muito deficitária e assumindo o Executivo vou implantar o Pronto-Atendimento Infantil 12 horas, além de garantir mais seis leitos de UTI Neonatal no Hospital Municipal”. Além disso, fará convênios com hospitais particulares que ainda não atendem pela rede pública. O candidato, junto com a vice Roseli Turcatel, pretende melhorar a infraestrutura, especialmente as estradas rurais, que segundo ele estão abandonadas.

Tomás é natural de Ponta Grossa e veio para Medianeira em 1985 para atuar na área da saúde. É casado, tem três filhos e dois netos. Entrou na vida pública em 2008, quando foi candidato a vice-prefeito. Em 2012, disputou a eleição para prefeito contra Ricardo Endrigo. Hoje, faz parte da coligação PDT, PV, PT, PMB e PRB.