Saúde

Endemias realiza o segundo LIRAa de 2022 em Cascavel

Números de casos aumentaram consideravelmente nas últimas semanas e a população precisa redobrar os cuidados

Endemias realiza o segundo LIRAa de 2022 em Cascavel

A Vigilância em Saúde Ambiental, por meio do Setor de Controle de Endemias, programou para os dias 14,15 e 16 de março o segundo Levantamento de Índice Rápido e Amostral (LIRAa). Os agentes de endemias irão vistoriar 4.733 imóveis neste período para fazer o levantamento de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor doenças como a dengue, por exemplo.

“Pedimos a colaboração de toda a população para que receba os agentes de endemias, pois essa pesquisa é muito importante para que possamos identificar quais as regiões estão acima da média preconizada e, dessa forma, desenvolvermos a as ações necessárias para essa região. Então, se você recebeu uma visita recente de um agente de endemias, ainda assim é necessário que essa visita seja feita novamente”, diz Ana Paula Barboza, coordenadora do Setor de Controle de Endemias

Clair Wagner, gerente Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, explica que o número de casos aumentou consideravelmente nas últimas semanas e que a população precisa estar atenta e evitar acúmulo de água no quintal de casa e em locais que possam se transformar em criadouros do mosquito. “Tivemos um aumento de mais de 100% de casos positivos de dengue. Passamos de 71 casos na semana passada para 147 casos nessa semana”, enfatiza.

No 1º ciclo realizado em janeiro, o município registrou  infestação de 1,5% (médio risco), porém algumas localidades ficaram com índice bem acima, chegando a 3,7%, bem acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de até 1%.

Os quarteirões sorteados para o novo levantamento estão distribuídos em 117 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias e, com isso, serão realizadas visitas em todos os bairros.

“Durante o LIRAa é realizada técnica de pesquisa larvária sendo coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Sendo assim mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente”, diz Clair.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração na recepção dos agentes de endemias para a realização da vistoria. “A atividade é fundamental para atualizarmos o índice de infestação por Aedes no município. A partir destes dados a Secretaria de Saúde por meio do Setor Controle de Endemias programará ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco. Estamos num momento crítico, de chuva e calor, o número de casos positivos vem aumentando de forma assustadora. O combate à dengue é um dever de todos”, observa a gerente.

Secom