Cotidiano

Encontros O GLOBO aborda riscos de diabetes e câncer de próstata

RIO- Novembro Azul é o mês de conscientização sobre o diabetes e o câncer de próstata, doenças crônicas não transmissíveis perigosas, porque demoram a apresentar sintomas e demandam exames de prevenção regulares para serem detectadas precocemente e tratadas de maneira adequada. diabete

Na próxima edição dos Encontros O GLOBO Saúde e Bem-Estar, nesta quarta-feira, o endocrinologista Leão Zagury e o urologista Paulo Rodrigues vão falar sobre os perigos oferecidos pelas duas doenças e as terapias mais atuais.

O evento faz parte da agenda itinerante da Casa do Saber e será realizado no Auditório do Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico. Coordenado pelo cardiologista Claudio Domênico e com mediação da repórter Clarissa Pains, do GLOBO, o debate também abordará a importância de realizar exames de rotina para a prevenção e de manter um estilo de vida saudável.

? Nós vemos cada vez mais pessoas com a doença em fase avançada porque não tiveram o diagnóstico precoce. A mudança de hábitos é fundamental para a prevenção, que precisa ser feita constantemente ? alerta Domênico. ? Além do diabetes e do câncer de próstata, lidamos com outra epidemia mundial que é a obesidade, fator de risco para as duas doenças. Por isso a importância de discuti-las juntas.

O endocrinologista Leão Zagury ressalta que, além de diagnosticar o diabetes precocemente, é imprescindível que o paciente se comprometa a aderir ao tratamento.

? Quando a pessoa não se cuida, os resultados são muito negativos. Existem várias maneiras de conviver com o diabetes sem grande impacto na vida da pessoa ? explica.

SINTOMAS E PREVENÇÃO

De acordo com Zagury, os sintomas do aumento de glicose no sangue são: sentir muita sede, urinar muito e emagrecer, apesar de comer muito.

? O ideal é diagnosticar o diabetes antes desses sintomas aparecerem. Os números de mortes são alarmantes, já se compara o açúcar com o fumo em termos de mortes provocadas ? alerta.

Assim como o diabetes, a falta de sintomas do câncer de próstata dificulta o diagnóstico da doença em sua fase inicial. Segundo o urologista Paulo Rodrigues, o que leva o homem ao consultório é a obstrução urinária, que precisa ser tratada, mas nem sempre tem a ver com o câncer.

? Existe uma confusão muito grande entre as doenças da próstata e o câncer em si. O que tem que levar o doente ao consultório é a prevenção, ele tem que ir sem estar sentindo nada ? ensina. ? A partir dos 45 anos o homem precisa frequentar o urologista uma vez ao ano. Se tiver casos de câncer na família próxima , deve ir a partir dos 40 anos.