Cotidiano

Encontro vai traçar plano de ação para próximos anos no Paraná

Caravana percorrerá todo Estado para dialogar com sindicatos e lideranças

Cascavel – Esta cidade recebe nesta quarta-feira (21), a partir das 14horas, um dos encontros de Planejamento Estratégico do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Paraná). Uma caravana composta pelo presidente Edson Campagnolo e gestores do Sistema Fiep percorrerá todas as regiões do Estado para dialogar com representantes de sindicatos filiados e lideranças industriais, com o objetivo de definir o foco de atuação da entidade nos próximos anos, pensando na competitividade do setor industrial paranaense.

A definição conjunta das prioridades para o trabalho do Sistema Fiep já foi adotada por Campagnolo em sua primeira gestão, iniciada em 2011.

“Agora iniciamos uma nova gestão, com uma nova diretoria, e pelo momento de turbulência atravessado pela indústria paranaense e brasileira atualmente, é ainda mais importante ouvir as bases do Sistema Fiep para definirmos, em conjunto, nossas principais linhas de atuação”, afirma o presidente.

Durante o encontro, será apresentado um amplo levantamento socioeconômico que possibilitará aos participantes analisar a situação do Paraná em relação ao Brasil, além de comparar os indicadores do país com os de outras nações.

“Queremos mostrar que, mesmo vivendo um momento de graves problemas econômicos e políticos, o Brasil ainda tem um grande potencial para crescer e se desenvolver. E que, mesmo na crise, a indústria pode aproveitar inúmeras oportunidades caso consiga alavancar sua competitividade”, explica o presidente do Sistema Fiep.

Priorização

Com essa visão geral do cenário e pensando na atuação de Fiep, Sesi, Senai e IEL, os participantes serão instigados a opinar sobre caminhos para que o setor industrial supere as dificuldades e retome o caminho do crescimento.

Para guiar o trabalho de priorização, será apresentada uma série de fatores-chave para a competitividade da indústria, abrangendo questões como educação, inovação, produtividade, sustentabilidade, financiamento, ambiente macroeconômico e eficiência do Estado, entre outros.

Outras cidades

Além de Cascavel, os encontros de Planejamento Estratégico do Sistema Fiep acontecem também em Pato Branco (20/10), Maringá (22/10), Londrina (23/10), Ponta Grossa (30/10) e Curitiba (03/11).