Policial

Encontro vai buscar soluções para a segurança pública do PR

Crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos, tiveram um aumento de mais de 10% no primeiro semestre de 2016 em comparação com de 2015

Curitiba – Com o objetivo de discutir a segurança pública e apresentar soluções ao poder público, a Apras (Associação Paranaense de Supermercados) realiza na terça-feira, em Curitiba, o fórum “Segurança – Direito de Todos”, que terá a participação de diversas autoridades.

Segundo a entidade, para garantir uma maior segurança aos seus consumidores o setor supermercadista paranaense investe anualmente de R$ 290 milhões e esse valor impacta diretamente no preço final dos produtos. “Infelizmente, a falta de segurança pública nos leva a realizar investimentos em segurança privada, o que, além de impactar diretamente no bolso dos nossos clientes, também não garante 100% de segurança, pois apenas uma política pública eficiente é capaz de diminuir efetivamente os índices da criminalidade”, afirma o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, os crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos, tiveram um aumento de mais de 10% no primeiro semestre de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015. Mas os empresários acreditam que o índice seja ainda maior.

“Nós cidadãos do Paraná temos um índice de sentimento muito maior do que este percentual apresentado. Na realidade, este índice representa apenas os registros realizados pelas pessoas que fazem os boletins de ocorrência. Sabemos que a quantidade real é muito maior, pois muitas pessoas não reregistram a ocorrência por medo, coação, burocracia ou simplesmente por falta de fé na punição”, destaca Zonta.

O Paraná é o terceiro estado com maior número de ataques a bancos registrados no primeiro semestre de 2016, com 98 casos segundo pesquisa realizada pela Contrasp (Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada).

Em meio a esse cenário, o fórum tem como objetivo colaborar, formular, aprimorar, dar sustentação e continuidade a um plano de segurança para o Paraná. “Precisamos agir e exercer o nosso papel de cidadãos para cobrar ações do poder público que garantam a punição aos bandidos e a prevenção ao crime”, finaliza o presidente da Apras.