Cotidiano

Encontro discute Plano de Ações e Estratégias para a Biodiversidade

O intuito é que o município tenha uma gestão de conservação e proteção de recursos ambientais.

Toledo – Representantes de secretarias municipais, instituições de ensino e comunidade estiveram no Recanto Verde Eventos nesta terça-feira (09) para discutir o Plano de Ações e Estratégias para a Biodiversidade de Toledo. A intenção é elaborar projetos de conservação e proteção ao meio ambiente. Na ocasião os participantes puderam dar sugestões e falar seus pontos de vista envolvendo questões ambientais.

O Plano está sendo realizado pela STCP Engenharia e financiado com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Para o coordenador do evento, o biólogo Sérgio Morato, a situação global de perda de qualidade de vida está altamente atrelada a qualidade do ambiente em que vivemos. “O homem usa os recursos naturais de forma inadvertida, sem levar em consideração que os recursos acabam e, consequentemente, perdemos a qualidade de vida”.

Ele ainda destacou que Toledo é o segundo município brasileiro a elaborar este Plano no Brasil. “Toledo e São Paulo são os únicos municípios brasileiros que possuem um plano que visa criar projetos de conservação e proteção ambiental. É fundamental para o município conter uma gestão de recursos naturais, conservação de águas e florestas”, comentou.

Os estudos foram feitos através de análises de satélites. Toledo está em uma região que agrega elementos de diferentes diversidades, como florestas de Araucária, Bacia do Rio Paraná, conhecida por ser rica em peixes, além da qualidade de solo para a agricultura. “Hoje mais de 80% da área do município está alterada. Isso não significa que está devastada, porém temos que ter o cuidado necessário para que não modifiquemos elementos importantes para a fauna e flora”, finalizou o biólogo.