Agronegócio

Encontro discute influência dos astros no cultivo

O calendário biodinâmico e sua utilização e influência dos astros na agricultura e pecuária foram parte do tema trabalhado por intermédio de uma oficina com um grupo de 12 produtores rurais do município de Céu Azul. Estiveram presentes agricultores atendidos pelo convênio com o município de Céu Azul e também de produtores assistidos pelo Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, um convênio da Itaipu Binacional com a Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná).

A base do conhecimento consiste em observar o comportamento da lua e de outros astros para saber sobre sua influência em diferentes culturas e no comportamento dos animais.

A oficina foi realizada por intermédio de parceria da Biolabore com a Itaipu Binacional e apoio da administração municipal por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Céu Azul.

Conforme a técnica da Biolabore, Daniela Cristiane Zigiotto, a dinâmica foi desenvolvida em duas partes, uma com palestra voltada à origem do calendário biodinâmico, sua utilização com base na lua, constelações e signos, e outra consistiu de parte prática, além de discussões e aprofundamento dos conhecimentos com os participantes.

Daniela Zigiotto ressalta que, como o calendário é uma ferramenta universal, pode ser utilizado em qualquer região. Escalonar o plantio e a colheita e cuidar da pecuária estão entre as utilizações da ferramenta.