Cotidiano

Encontrada a caixa-preta de avião da Egyptair, dizem investigadores egípcios

CAIRO — Investigadores egípcios disseram ter encontrado a caixa-preta do avião da Egyptair que caiu no mês passado sobre o Mediterrâneo. Até agora, apenas a fuselagem e fragmentos da aeronave haviam sido identificados. Acredita-se que as 66 pessoas a bordo da aeronave na rota Paris-Cairo morreram no acidente de 19 de maio.

No início do mês, um navio de busca francês havia detectado sinais que poderiam ser das caixas-pretas. Estimava-se que um navio da empresa Deep Ocean Search (DOS), equipado com um robô para recuperar os gravadores a três mil metros, chegasse à área do suposto acidente em 10 de junho.

A comissão de investigação advertiu nesta segunda-feira que as duas caixas-pretas parariam de emitir sinais no próximo dia 24.

Quase um mês após a queda da aeronave, as causas do acidente continuam um mistério — foram especuladas como terrorismo, falha técnica ou erro humano. Por isso, encontrar as caixas-pretas é tido como fundamental para descobrir o que aconteceu nos momentos finais do voo.