Esportes

Encerramento da Olimpíada terá condecoração do COI ao povo carioca

A hospitalidade dos anfitriões, refletida em pesquisas, contagiou o Comitê Olímpico Internacional (COI). O presidente da entidade, Thomas Bach, decidiu mudar o roteiro da festa que dá adeus à Olimpíada, neste domingo, a partir de 20h no Maracanã, para incluir uma condecoração ao povo carioca. Numa espécie de agradecimento pela recepção digna de medalha, os anfitriões dos Jogos serão homenageados por meio da participação de quatro de seus símbolos: o gari Renato Sorriso, um voluntário, um aluno de uma escola municipal que participou do Transforma (programa do Comitê Rio 2016, que leva esporte para os colégios) e um participante da Fight for Peace (organização que atua em comunidades do Rio).

encerramentoMais curta que a cerimônia de abertura, no dia 5 ? terá duas horas e 15 minutos ?, a de encerramento será marcada por homenagens. Santos Dumont, personagem da primeira festa, volta a ser lembrado. Mas Leonardo Caetano, diretor de Cerimônias da Rio 2016, faz mistério sobre como será. Nove mil atletas desfilarão. Pelos três palcos do Maracanã, passarão três mil voluntários, 200 dançarinos e 64 artistas (incluindo 53 músicos).

Não haverá axé, nem sertanejo. Tampouco Villa-Lobos, como queriam alguns. Se a abertura apresentou um repertório mais conhecido mundo afora, o encerramento viajará pelas raízes brasileiras, das músicas de carnaval de rua ao samba de roda baiano das Ganhadeiras de Itapuã.

? É uma festa com mais brasileiros na plateia, e as pessoas vão se identificar ? diz Caetano.

Serão lembrados, por exemplo, os grandes sambas-enredo das escolas.

Os figurinos ganham mais destaque, a maior parte desenhada pela carnavalesca Rosa Magalhães, que assina a festa. Foi ela que criou a roupa de Roberta Sá, que cantará ?Tico-tico no fubá? vestida de Carmen Miranda. É nesse momento que entram as bandeiras dos países que competiram.

?JACK SOUL BRASILEIRO?

Martinho da Vila interpretará ?Carinhoso? e ?Pastorinhas?. Lenine é outro nome confirmado.

? Sugeri ao Lenine que fizesse uma homenagem aos voluntários. Ele adaptou ?Jack soul brasileiro?, trocando a letra ? conta Ale Siqueira, produtor musical do evento.

Ao longo do show, serão ouvidas 56 músicas (incluindo hinos) e trechos de canções.

? O show será mais afetivo. A tecnologia estará a serviço da criação artística ? diz Ale.