Esportes

Encalhado em aeroporto, canoísta pode não chegar a tempo da Olimpíada

akinyemi.jpgUm esportista classificado para a prova de canoagem slalom pode não chegar a tempo a Rio 2016 depois de ficar encalhado na Alemanha à espera de um voo para o Rio. A primeira pernada do translado aéreo de Jonhy Akinyemi, primeiro atleta nigeriano a competir na modalidade, atrasou por conta das condições metereológicas de Manchester, na Inglaterra. Em Frankfurt, o canoísta foi colocado na lista de espera ? mas os próximos voos para o Rio estão lotados. Além disso, apenas duas companhias aéreas têm capacidade de transportar sua canoa.

Embora a estreia de Akinyemi na Olimpíada esteja marcada para 7 de agosto, o atleta começaria a treinar oficialmente, no percurso da prova, na manhã desta segunda-feira.

?Segunda-feira, às 9h da manhã, seria a minha primeira seção de treino. Eles vão abrir o percurso e haverá duas seções por dia. A maioria dos competidores já está lá [no Rio], mas eu estou preso aqui. Ficamos uma e meia atrasados em Manchester. Eles dizem que não há o que possam fazer por mim. Mesmo que eu quisesse comprar uma nova passagem, não há assentos disponíveis?, relatou o canoísta, que representa a Nigéria em razão da nacionalidade do pai.

Akinyemi deve esperar a definição da viagem, custeada em 1,6 mil libras (cerca de R$ 6,8 mil) do próprio bolso, em Frankfurt. Em maio, o recém-comprado caiaque de 1,5 mil libras (quase R$ 6,5 mil) que o competidor de mandou customizar para a Olimpíada foi danificado na viagem de volta para a Inglaterra após um reconhecimento das águas cariocas. A empresa responsável, a Swiss, pagou o reparo, mas o canoísta precisou esperar 10 semanas para receber o novo equipamento. Com isso, recebeu a canoa oficial apenas na semana passada e precisou treinar com modelos mais antigos.

?Tem sido um acúmulo de complicações, para dizer o mínimo. Você só quer que as coisas corram suavemente. Eu realmente precisar chegar lá [ao Rio]?, acrescentou o esportista, que também participou da Olimpíada de Londres, em 2012.