Cotidiano

Empresários pedem a Meirelles alíquota de 5% para Reintegra em 2017

BRASÍLIA – Um grupo de 15 empresários se reuniu nesta quarta-feira com os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Marcos Pereira, para pedir um aumento da alíquota do Reintegra. O programa foi criado para reembolsar as empresas de parte dos impostos da cadeia de exportação. Hoje, essa alíquota é de 0,1% e a previsão é de que ela suba para 2% no ano que vem. Os empresários, no entanto, querem que esse percentual seja de 5% a partir do ano que vem.

Eles alegam que, com o Reintegra baixo, a indústria brasileira perde competitividade, à medida que precisa embutir no preço do produto exportado os impostos cobrados. Eles calculam que, em média, exportam 7,2% em impostos junto ao preço dos produtos.

? O nosso pleito é antigo de considerar essa questão para trazer competitividade para a indústria nacional, ou seja, fazer com que ela não exporte impostos juntamente com seus produtos ? afirmou José Velloso, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Ele afirmou que o ministro da Fazenda foi receptivo à proposta mas evitou prometer algo:

? O governo foi receptivo mas não prometeu nada, simplesmente ouviu. Os técnicos agora vão fazer os cálculos. A indústria fez o cálculo e agora a Receita vai fazer o cálculo dela. A ideia é que a gente compatibilize isso e chegue num valor correto de Reintegra para que o Brasil não exporte impostos.