Cotidiano

Empresários espanhóis querem estreitar laços comerciais com região

Um grupo de empresários do País Basco, na Espanha, estará na segunda e terça-feira no Oeste. Eles participam de uma missão técnica que aproximará a região de um dos territórios mais desenvolvidos e de maior renda per capita da Europa. A comitiva manterá encontro com diretores da Acic de Cascavel, às 14h, de segunda-feira, e depois inicia roteiro de visitas a empresas e na tarde de terça manterá contatos com equipe da administração pública municipal.

O diretor de Comunicação Social da Acic, Carlos Guedes, informa que os contatos são importantes e poderão trazer bons resultados às duas regiões, que têm similaridades, como de estar em áreas de fronteira. A finalidade da missão técnica é trocar experiências e iniciar diálogos para possíveis parcerias para importação e exportação de produtos e serviços. A revolução econômica do País Basco, que tem cerca de 2,2 milhões de habitantes, começou há aproximadamente 25 anos.

A decisão de criar agências de desenvolvimento, com foco na educação de qualidade, pesquisa, inovação e cooperativismo, assegura saltos intensos à economia daquela região espanhola. “Hoje ela está entre as mais desenvolvidas e têm alguns dos melhores indicadores da Europa”, segundo Carlos Guedes. As empresas que os espanhóis visitarão, são: Comil, Mascarello, Vaspa, Carelli, Construtora JL, AL Solo Engenharia, AGSystem e Hidrobombas.