Cotidiano

Empresários do oeste alinham estratégias de desenvolvimento

Cascavel – Representantes de 46 associações comerciais e empresariais da região oeste do Paraná participaram ontem na Associação Atlética Coopavel, do 4º Congresso da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), considerado o maior evento da categoria no ano, com palestras recheadas de atrativos e bons temas. O evento serviu principalmente para que os mais de 300 participantes tracem estratégias eficientes de desenvolvimento macrorregional, envolvendo todas as cadeias produtivas.

O presidente da Caciopar, Leoveraldo de Oliveira, de Santa Helena, considerou o encontro importante para preparar o empresário aos novos rumos do mercado e também definir mecanismos eficientes para promover o progresso dos municípios envolvidos. As boas práticas no campo foram apresentadas pela Itaipu Binacional, por intermédio do coordenador da Itaipu, Hélio Gilberto Amaral, que apresentou como tema “A Itaipu e o desenvolvimento territorial sustentável”.

O tema Desenvolvimento territorial e atuação local reuniu líderes de diferentes segmentos de atuação na região. O congresso ocorre a cada dois anos. Conforme Leoveraldo de Oliveira, é uma oportunidade ímpar para as forças regionais se unirem e buscarem alternativas viáveis e sustentáveis de progresso.

O ponto alto do evento ocorreu no fim da tarde, com a participação do pós-doutor em Espitemologia o filósofo Luiz Felipe Pondé, que tratou de Ética e suas tensões no mundo contemporâneo.