Cotidiano

Empresários da região buscam mercados externos

O projeto tem parceria com Unioeste e Fundação Araucária

Cascavel – Empresários do setor moveleiro de Cascavel estiveram nos últimos dois dias na Feip (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) participando de rodada de negócios internacionais. O evento aconteceu juntamente com o 7º Encontro Nacional Moveleiro, onde os participantes puderam usufruir de palestras com especialistas, que além da apresentação de “cases” de sucesso, fizeram uma análise da conjuntura e perspectivas para o setor.

Uma das situações observavas pelos especialistas é que o empresário do setor tenta se voltar para o mercado exterior apenas nos momentos de baixa demanda do mercado interno, o que é um erro, pois a exportação não apenas garante um fluxo de demanda constante, mas também exige um aprimoramento dos produtos, tornando-os mais competitivos também no mercado nacional.

Os empresários do Oeste presentes no congresso foram incentivados pelo projeto Peiex, que tem a finalidade de auxiliar empresas a desenvolverem seu potencial para o mercado externo.

O projeto tem parceria com Unioeste e Fundação Araucária.

Segundo a empresária Arlete Simoni Ito, da Impero Móveis, “a participação no Peiex tem sido muito importante, pois foi através do projeto que a empresa participou do evento, os contatos foram muito bons e há boas perspectivas de negócios”. Para Eideni Pedralli, da Pedralli Design, “uma boa oportunidade para abrir mercados para a América Latina, além de agregar conhecimento sobre os mecanismos do mercado externo”

Estiveram presentes as empresas de Cascavel Estofados Cascavel, Fundição Grando, Carambola, Impero Móveis, Nova Metalúrgica, Pedralli Design e Engeltec; de Vera Cruz do Oeste, a Estofados Anne; de Foz do Iguaçu, a Alffainox, que foram acompanhadas pelo economista Vander Piaia, técnico do projeto Peiex/Unioeste.