Cotidiano

Empresários buscam subsídios de tecnologia e gestão moveleira

Representantes do setor moveleiro da região participaram, dias atrás, de viagem técnica a cidades do interior de Santa Catarina

Toledo – Diretores e representantes de empresas do setor moveleiro da região Oeste do Paraná participaram, dias atrás, de viagem técnica a cidades do interior de Santa Catarina. A finalidade foi conhecer o sistema de produção e de gestão empregados pela CVL Indústria de Máquinas e DiQualitá Estofados, de Anchieta, e a pela Móveis Peretti, de Xaxim.

A Móveis Peretti está há 25 anos no mercado. Ela atua com móveis planejados. Hoje, conta com uma planta de três mil metros quadrados e com o suporte de equipe especializada e equipamentos de ponta fatura cerca de R$ 500 mil por mês. A CVL Indústria de Equipamentos é uma fábrica conectada às principais novidades, tendências e exigências do setor. Ela conta com o sistema 5S e é modelo em planejamento e atendimento.

Com apenas dez anos de mercado, a DiQualitá fabrica estofados planejados para toda a região Sul do Brasil. Há dois anos ela passou por processo de mudança organizacional de olho na ampliação de resultados. Um dos conceitos praticados pela empresa é o da intensa valorização dos colaboradores. A produção chega a 50 módulos de estofados por dia.

Enriquecedor

Os empresários e integrantes da comitiva do Oeste gostaram do que viram. “Foi uma experiência enriquecedora, principalmente quanto às informações de tecnologia, gestão e processos colhidas”, diz Diego Capponi, da Urbanus Decor. “Foi um grande aprendizado e motivação”, resume Valdemir Mekelburg, da MBM Móveis.

Por sua vez, Ezequiel Padilha, da Fabricato Decor, afirma: “A organização e a forma de trabalho chamam muito a atenção”. José Henrique Becker, da Móveis Riograndense, define o que viu assim: “Foi muito gratificante, pois me deu uma visão mais ampla das diversas possibilidades de mudanças que posso fazer em minha empresa”.

“Todos podemos aprender, refletir e, com certeza, vamos colocar em prática o que vimos de diferente”, diz Márcio dos Santos, da Móveis Cascavelense. Nove empresas participaram da visita técnica: MBM Móveis Sob Medida, Artemol, Móveis Conforto, Móveis Riograndense, Móveis Cascavelense, Móveis Maravilha, Silveira Móveis, Urbanus Decor e Fabricato Decor.