Cotidiano

Empresário que perdeu tudo em incêndio hoje fatura R$ 63 mi/ano

Claudinei dos Anjos, fundador da rede de franquias Anjos Colchões, possui uma história de empreendedorismo surpreendente. Filho de um humilde vendedor de cereais no interior do município de Capitão Leônidas Marques, Claudinei enfrentou até um incêndio para hoje ser um empresário de sucesso. Mesmo com poucos recursos, seus pais faziam questão de que os quatro filhos estudassem em colégio particular na cidade vizinha de Cascavel, para que pudessem ter uma vida mais confortável, pois o sonho do seu patriarca era que seus filhos fossem gerentes de banco.

Com apenas 19 anos de idade, Claudinei já era casado. Elegeu-se vereador em Capitão e chegou a presidente da Câmara. Na época, observou que a política não era bem o que queria e assim viu a necessidade de gerar empregos na sua cidade. Com apenas 21 anos, Claudinei resolveu abrir a sua primeira fábrica de estofados, completamente sem capital ou recursos nem ao menos para comprar uma furadeira, utilizando apenas ferramentas manuais.

Os primeiros estofados não foram fáceis de vender, por isso aceitou a proposta de um lojista moveleiro da cidade a troco de alguns bois e vacas sem raça. Posteriormente, vendeu o gado a troco de um fusca amarelo, ano 1975, para poder trabalhar. Com a camionete de seu pai, Claudinei levava os estofados produzidos pela fábrica e começou então a crescer gradativamente, evoluindo para a construção de seu parque fabril.

Persistência

Porém, o destino lhe reservava dias de muitas dificuldades quando um incêndio destruiu toda a sua fábrica e os sonhos de uma vida inteira. Mesmo abalado com o prejuízo, Claudinei não desistiu de ter a sua empresa. Começou a renegociar com cada um dos seus fornecedores, pediu prazos de pagamento e a ajuda que mudaria o seu futuro: uma “concordata branca”, como ele mesmo define, e foi assim que reencontrou o caminho do sucesso.

Fábrica começou com quatro funcionários

Em 1990 foi fundada a fábrica Estofados Anjos, com apenas quatro funcionários. Em 1999 nasceu a D.Angelis Estofados, uma fábrica que produz estofados de linha média/alta. Em 2001 surgiu a Anjos Colchões, na qual a empresa começou a produzir espuma para as fábricas de estofados e também colchões de espuma e colchões de mola. A Anjos Colchões é uma empresa 100% nacional que conta hoje com um complexo fabril de 27 mil metros quadrados de área construída, num terreno de 73 mil metros quadrados. Em 2008, foi criada as Lojas Anjos Colchões Franchising e teve início a expansão por meio da venda de franquias de lojas de colchões e estofados. O projeto deu muito certo e hoje a rede de franquias conta com mais de 48 lojas em operação e um plano de expansão que prevê a abertura de 20 unidades até dezembro de 2017.