Cotidiano

Empresária cria projeto social e realiza sonho de filho morto em acidente

2016 912528680-201605281530265236.jpg_20160528.jpgRIO – Ela tinha um motivo forte para perder todas as esperanças no mundo. Mas, em meio a tanta fraqueza, escolheu o caminho do amor. Com a morte do filho, vítima de um acidente de moto, em 2014, aos 28 anos, a empresária Ludmila Brum Souza reuniu coragem para seguir em frente e realizar um sonho dele: o de levar o conhecimento de informática para crianças de baixa renda. Até o fim deste mês, será inaugurada no Recreio a ONG Renato Rodrigues ? Dando Pernas aos Sonhos, que vai atender moradores do Terreirão e do Novo Lar.

? O Renato era responsável por toda a internet do Via Parque. Quando morreu, uma gerente do shopping me chamou para ler um texto que encontrou no computador dele. De início, não quis ir. Mas ela insistiu e fui. O material sobre a proposta de expansão de rede, que ele elaborou, não tinha nada a ver com as necessidades do shopping. O texto parecia com o de um projeto social, falando sobre levar o acesso a lugares humildes, com foco nas crianças. Aquilo só podia ser um aviso ? recorda Ludmila.

Desse dia em diante, o luto se esverdeou de esperança na vida da empresária. E, com a ajuda da gerente, Ludmila passou a buscar espaços para fundar uma ONG que reunisse as paixões do filho, informática e skate:

?A moto era outro fascínio na vida do Renato, mas foi por causa dela que ele se foi. Então, ficou fora do meu projeto.

Durante a busca, Ludmila se deparou com o trabalho dos rapazes da Rio Surfe Social, no Recreio. Lá, em meio a pranchas e boa vontade, ela aprendeu o caminho das pedras para montar a sua organização.

? Os meninos foram muito legais comigo. Eles me orientaram a dar entrada na papelada da ONG, e, além disso, deixaram eu começar a desenvolver alguma atividade no espaço deles ? conta ela, que também teve a ajuda do marido Marcelo Goulart, que é padrasto de Renato, durante todo o processo.

Assim, as crianças que aprendiam deslizar sobre as ondas pela Rio Surfe Social passaram a ter aulas de informática numa salinha improvisada num corredor, com cinco computadores. A experiência serviu de estágio para a empresária:

? Como os voluntários desistiam do projeto depois de um tempo, tive que aprender sobre informática, em tutoriais da internet, para poder dar as aulas.

Paralelamente, ela buscava informação sobre especializações na área, por meio do curso Ouro Moderno, do Rio Grande do Sul. E, para tentar compreender a morte do filho, passou a frequentar o Núcleo Espírita Alan de Mello (Neam), no Recreio. Quando a documentação da sua ONG ficou pronta, no ano passado, ela teve ajuda dos dois lugares:

? Ganhei um espaço para a minha ONG do fundador do Neam, o Sancler Mello. E o Ouro Moderno vai oferecer, gratuitamente, capacitação on-line em vários cursos, para todas as crianças que tiverem aula na Renato Rodrigues ? Dando Pernas aos Sonhos. Agora, só preciso contar com a ajuda de algumas amigas para serem monitoras nas aulas.

Para arcar com as despesas, Ludmila espera ter o apoio de parceiros. O sonho de Renato Rodrigues já está erguido, tem dez computadores, e, até o fim do mês, começará a receber crianças para aulas de informática na Avenida das Américas 19.000, no Recreio.