Cotidiano

Empresa utiliza Ecad para enviar boletos e aplicar golpes

Boleto apresentava todos os dados da empresa, como razão social, CNPJ, endereço

Cascavel – Empresários dos mais variados setores devem ficar atentos a uma fraude que circula pelo email e que nesta semana chegou a Cascavel. Trata-se de uma cobrança indevida, realizada em nome do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), órgão que regula a cobrança de direitos autorais que são repassados aos músicos, mas que na verdade está sendo feito por uma empresa sem ligação com o órgão.

“Não temos nenhum ambiente sonoro, por isso nunca fizemos o recolhimento desta taxa”, explica o suplente da diretoria da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Paraná), Plínio Destro.

Na última semana, o boleto com a cobrança foi enviada para o local.

“A data de vencimento era na segunda e como achamos estranha a cobrança, ligamos no Ecad Paraná para confirmar”.

Foi aí que veio a constatação.

“O boleto que nos foi enviado solicita o pagamento no Banco Itaú, e o Ecad nos informou que faz qualquer tipo de cobrança apenas pelo banco Bradesco”, alerta Plínio.

O boleto apresentava todos os dados da empresa, como razão social, CNPJ, endereço.

“É estranho, pois tiveram acesso a todos esses dados da nossa empresa”.

A taxa do Ecad é cobrada principalmente de empresas como baladas ou clubes, nas quais há a utilização de músicas onde é necessário o pagamento de direitos autorais.

“Quando ligamos lá, o Ecad nos informou que está recebendo muitas ligações e, inclusive, era sempre o mesmo nome que constava no fim do email, que no caso é Alexandre Matos”, diz Plínio.

A assessoria de imprensa do Ecad informou que tomou conhecimento do fato.

“Estamos averiguando a extensão da situação, mas ainda não se sabe qual é a empresa que está aplicando o golpe”, informou.

(Com informações de Nathalia Lehnen)