Cotidiano

Empresa testa entrega de produtos por meio de drones nos EUA

UPS Florida Footage.03_04_36_16.Still123.jpgRIO ? Uma empresa americana de transporte e logística anunciou, nesta terça-feira, que testou com sucesso a entrega de forma autônoma de um pacote em uma residência em Tampa, na Flórida, por meio de um drone.

O drone é lançado do teto de um carro para fazer a entrega, enquanto o motorista continua a rota para fazer uma entrega diferente. Depois que o morador estiver com o produto em mãos, o drone retorna ao veículo.

? Esse teste é diferente de tudo que já fizemos com drones até agora. Ele tem implicações em entregas futuras, especialmente em localidades rurais, para as quais os nossos carros têm que viajar diversos quilômetros para fazer uma única entrega. Imagine uma rota triangular de entrega na qual as paradas estão diversos quilômetros distantes da estrada. Ao enviar um drone a partir de um carro para fazer apenas uma dessas entregas, pode acarretar na redução do custo de quilômetros dirigidos. Esse é um grande passo em direção ao aumento da eficiência na nossa rede ao mesmo tempo em que reduzimos nossas emissões no meio ambiente ? afirmou Mark Wallace, vice-presidente sênior de Engenharia Global e Sustentabilidade da UPS, empresa que desenvolve caminhões elétricos e drones.

O drone utilizado no teste, feito na segunda-feira, se ancora ao teto do caminhão de entrega. Uma gaiola suspensa abaixo do drone estende-se por meio de uma escotilha para dentro do caminhão. O motorista, dentro do caminhão, carrega um pacote na gaiola e aperta um botão, enviando o drone a um endereço por uma rota pré-definida. Ele tem uma autonomia de voo de trinta minutos e pode levar um pacote de até 4,5 quilos.

No ano passado, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) publicou regras para veículos aéreos não tripulados (VANT) que permitem alguns usos comerciais de drones e pavimentou o caminho para a ampliação de futuras aplicações.