Cotidiano

Empresa de Warren Buffett aumenta aposta na Apple

NOVA YORK – A empresa de investimentos de Warren Buffett, a Berkshire Hathaway, informou nesta segunda-feira que aumentou em 55% sua fatia na Apple, elevando a aposta na fabricante do iPhone e do iPod, enquanto outros grandes investidores reduziram suas posições.

A Berkshire possuía cerca de 15,23 milhões de ações da Apple em 30 de junho ? no valor estimado de US$ 1,5 bilhão ?, ante 9,81 milhões há três meses, de acordo com um documento ao regulador referente ao segundo trimestre.

O novo investimento na Apple chama atenção pois Buffett sempre hesitou em investir em companhias de tecnologia, mas a ação deve ter sido arquitetada por um dos outros dois gerentes de portfólio da Berkshire Hataway. O comunicado não indicou se o responsável pela medida foi Buffett ou um dos gerentes de portfólio, Todd Combs e Ted Weschler.

A companhia também aumentou a participação na refinaria Phillips 66, de 75,6 milhões de ações para 78,8 milhões unidades. A gestora de investimentos reduziu a fatia na rede varejista Wal-Mart para 40,2 milhões em junho, ante 55,2 milhões de papéis em março.