Cotidiano

Empresa americana planeja rede de 4.425 satélites para cobertura global de internet

201611170157454574_RTS.jpg

RIO ? A SpaceX, do bilionário empreendedor Elon Musk, pediu ao governo americano permissão para operar uma rede com 4.425 satélites que fornecerão acesso à internet em alta velocidade em todos os cantos do planeta. De acordo com o documento, apresentado nesta semana à Comissão Federal de Comunicações, o projeto prevê o lançamento inicial de 800 satélites para criar uma rede orbital de comunicação digital cobrindo os EUA, Porto Rico e as Ilhas Virgens.

?O sistema é arquitetado para fornecer banda larga de grande alcance e serviços de comunicação para usuários residenciais, comerciais, institucionais, governamentais e profissionais em todo o mundo?, diz o requerimento.

Segundo o projeto, os satélites ficarão em órbitas que variam entre 1.150 e 1.325 quilômetros de altitude, muito além da Estação Espacial Internacional, mas abaixo dos satélites geoestacionários. Cada equipamento pesa 386 quilos e medem 1,8 metro por 1,2 metro, sem contar os painéis solates. A vida útil de operação é de 5 a 7 anos por satélite. A empresa se compromete a seguir as normas federais para lidar com destroços espaciais.

O projeto foi anunciado pela primeira vez por Elon Musk em janeiro de 2015. Na época, o cofundador da SpaceX e da Tesla perviu que a implementação do sistema de distribuição global de internet por uma rede de satélites custaria ao menos US$ 10 bilhões. A Alphabet, dona do Google, e a Fidelity Invesments já contribuíram com US$ 1 bilhão.

Existem outros projetos similares em andamento, como um operado pela OneWeb em parceria com a Boeing. O Facebook tsambém trabalha nesse sentido, e o primeiro satélite da iniciativa Internet.org já esteve pronto para ser lançado, mas foi destruído em uma explosão de um foguete da própria SpaceX, contratada para enviá-lo ao espaço.