Cotidiano

Empresa americana confirma planos de levar turistas ao espaço em 2018

201610051919398022_RTS.jpg

RIO ? Em breve, fazer um passeio espacial pode se tornar corriqueiro, ao menos para os mais abastados. A empresa americana Blue Origin, fundada pelo bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon, confirmou os planos de testar pilotos no ano que vem para voos regulares para fora do planeta, que devem entrar em operação comercial em 2018.

A informação foi divulgada pelo presidente da companhia, Rob Meyerson, em palestra na última sexta-feira durante o International Symposium for Personal and Commercial Spaceflight, no Novo México, nos EUA. No início do mês, a Blue Origin testou com sucesso o sistema de ejeção da cápsula espacial que será usada para levar os turistas.

? Esse teste nos deixou um passo mais perto do voo espacial com humanos ? disse Meyerson, segundo o site Space.com. ? Nós continuamos com nosso plano de voar com pessoas, nossos astronautas de teste, até o fim de 2017, e depois começar os voos comerciais em 2018.

A espaçonave New Shepard consiste de um foguete e uma cápsula espacial, que está sendo desenvolvida para o envio de cargas e pessoas para voos suborbitais. No último dia 5, a empresa fez um teste para simular um acidente com o foguete, e a cápsula conseguiu escapar ilesa.

Segundo Meyerson, o teste foi ?perfeito?. A cápsula retornou ao planeta de maneira suave, suportada pelos paraquedas. De forma surpreendente, o foguete também conseguiu fazer um pouso em segurança.

? Nós estávamos certos de que o perderíamos ? disse Meyerson.

O engenheiro americano Dennis Anthony Tito é conhecido como o primeiro turista espacial. Em 2001, ele pagou US$ 20 milhões para embarcar num foguete russo e visitar a Estação Espacial Internacional. O preço dos passeios da Blue Origin ainda não foram divulgados, mas devem ser muito mais baratos que o valor pago por Tito, mas ainda proibitivos. A Virgin Galactic, que tem planos similares de turismo espacial, estima que um bilhete irá custar US$ 250 mil.