Cotidiano

Empreiteiros vão devolver R$ 4,5 milhões à prefeitura

Esse valor é bem próximo do montante que a Polícia Federal apurou em desvios de recursos liberados pelo PAC e pelo Ministério da Saúde

Foz do Iguaçu – Quatro dos 85 denunciados à Justiça por envolvimento no escândalo de desvio de recursos desvendado pela Operação Pecúlio concordaram, nos acordos de delação premiada feitos com o Ministério Público Federal, em devolver um total de R$ 4,5 milhões em um prazo de três anos.

Esse valor é bem próximo do montante que a Polícia Federal apurou em desvios de recursos liberados pelo PAC e pelo Ministério da Saúde para a Prefeitura de Foz do Iguaçu e que deveriam ser investidos em obras de infraestrutura e programas do SUS, mas escaparam pelo ralo da corrupção.

Uma das garantias de ressarcimento é um imóvel pertencente à empresa Terraplenagem SR, pertencente a dois desses delatores: Nilton João Beckers e Vilson Stenfeld. Acordos de leniência também foram firmados por Fernando da Silva Bijari, da empresa Ativa Obras e Serviços, e Edson Queiroz Dutra, da Empreendimentos Queiroz. Os quatro revelaram detalhes que estão permitindo aprofundar as investigações e responsabilizar todos os implicados.

CERCO AO PREFEITO

Denunciado pelos delatores como chefe do esquema, Reni Pereira está sendo investigado em dois flancos. Além do inquérito que corre no TRF da 4ª Região, em Porto Alegre, pelo fato de ter foro privilegiado, o prefeito é objeto de ampla apuração pela Câmara de Vereadores, que, além da CPI Pecúlio já em curso, nesta semana abriu também uma Comissão Processante para avaliar a possibilidade de cassação de seu mandato.