Cotidiano

Empregos: Três das cidades que mais geram vagas são do Oeste

Os números comprovam que, aos poucos, o Brasil e o Paraná começam a sair da mais dura crise da história nacional. Os dados são do Ipardes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, e tomam por base indicadores do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho. Entre os municípios que mais abriram vagas com carteira assinada de janeiro a abril no País dez são do Paraná e, desses, três estão na região Oeste. Em âmbito estadual, juntos os dez geraram 23.159 empregos.

Os três municípios da região que aparecem no estudo do Ipardes são Cascavel, Palotina e Medianeira. O líder em novas oportunidades de emprego e renda no período na região foi Cascavel, com 1.201 vagas, seguido de Palotina com 948 e Medianeira com 809. Os três, somados, abriram 2.958 empregos. Por ordem, as dez cidades paranaenses melhor colocadas no ranking nacional são Maringá, Cascavel, São José dos Pinhais, Pato Branco, Curitiba, Capanema, Palotina, Rio Negro, Medianeira e Telêmaco Borba.

Primeira no PR

A líder do levantamento, Maringá (Noroeste do Paraná), criou 1.348 vagas, geradas principalmente nas áreas da agroindústria e indústria metalmecânica, mesmas áreas que no Oeste. No ranking nacional, ela é a do Estado que melhor aparece, na posição 23. A indústria, os serviços e a construção civil geraram parte significativa das novas vagas no dez municípios do Paraná. Mas a melhora em criação de empregos é abrangente no Estado. Dos 399 municípios, 65% tiveram saldos positivos no período”, informa o diretor-presidente do Ipardes, Julio Suzuki Júnior.

A retomada da indústria de material de transporte, puxada pelas montadoras de veículos, foi a responsável por colocar São José dos Pinhais, na região de Curitiba, no posto de terceira maior geradora de vagas no Estado, com 1.166 novas colocações. Também foram destaques, na sequência, Pato Branco (1.141), no Sudoeste, graças, principalmente, à indústria metalmecânica, e Curitiba (1.039), influenciada pelo setor e serviços, em especial hotéis e restaurantes.Sudoeste e RMC

Em Capanema, no Sudoeste, boa parte da geração de vagas (953) foi puxada por obras rodoviárias. A indústria do fumo em Rio Negro, na região de Curitiba, gerou a maior parte do saldo de 859 vagas abertas no município e a produção de base florestal, com destaque para papel e celulose, contribuiu para o saldo de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, com 681 vagas. Com o bom resultado no emprego, a Região Metropolitana de Curitiba foi a que mais gerou vagas no primeiro quadrimestre no País, com saldo de 2.972 vagas, à frente de Porto Alegre, com resultado positivo de 695.

Saldo geração de empregos no Oeste – quadrimestre

Assis Chateaubriand 75

Cascavel 1.201

Foz do Iguaçu 85

Guaíra -65

Marechal Cândido Rondon 185

Medianeira 809

Palotina 948

Toledo 544

Total Oeste: 3.782 empregos criados de janeiro a abril

Saldo Paraná para abril: 6.742 empregos criados

Janeiro a abril Paraná: 23.159 formalizações. No período, as 386.576 contratações e 363 mil demissões

Saldo Brasil para abril: 59.856 vagas de emprego formal