Cotidiano

Empreender aproxima consultores da região

O método foi inspirado em ações semelhantes desenvolvidas em países como Alemanha

Cascavel – Consultores do Programa Empreender participaram na manhã de ontem, na Acic em Cascavel, de encontro regional organizado pela Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Consultores de mais de dez associações de cidades do Oeste estiveram presentes.

O presidente da Caciopar, uma das 12 coordenadorias regionais ligadas à Federação, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, informou sobre o papel da entidade no contexto territorial. Ele falou sobre os princípios que regem o associativismo e das transformações possíveis a partir do compartilhamento de ações e de projetos.

A consultora da Faciap, Iraci Mataczinski, diz que encontros como esse permitem alinhamentos fundamentais para oxigenar e para que o Empreender siga dando contribuições e gerando resultados às empresas. “Quanto mais informações o consultor tiver e quanto mais experiências compartilhar, mais forte o programa será”, entende Iraci.

O Empreender foi implantado no Brasil a partir de 1990. O método foi inspirado em ações semelhantes desenvolvidas em países como Alemanha. O aspecto central do programa é a ruptura de um conceito considerado ultrapassado, de que concorrentes são inimigos. O Empreender, pelo contrário, aproxima empresários de um mesmo ramo e faz com que, de forma integrada, passem a trabalhar pelo fortalecimento do setor.

O programa transforma concorrentes em parceiros que, então, passam a organizar capacitações, viagens técnicas e até compras e vendas conjuntas. A Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi a primeira no Paraná a apostar na novidade. Ela criou em 1998 o primeiro núcleo setorial do município e também do Estado, o Moveleiro.