Cotidiano

Empossados novos conselheiros tutelares para três regionais

A cerimônia ocorreu na segunda-feira, no auditório da Amop

Cascavel – Tomaram posse os 15 conselheiros tutelares eleitos para a gestão 2016 a 2020. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (21), no auditório da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

A partir do ano que vem, Cascavel contará com três regionais do Conselho Tutelar, sendo a Oeste, Leste e Sul. A medida cumpre legislação que prevê que a cada 100 mil habitantes o município conte com um conselho tutelar.

Eleni Cabral, Gustavo Scherole de Brito, Terezinha Donegá, Maria da Glória Magrin, Everaldo da Silva, Milton Barbosa, Patrícia Paranhos, Ana Marly de Almeida, Sandra de Jesus, Andrelina Battisti, Maria Fátima Dalamaria, Lourdes Ribeiro, Sirlei Soarez de Aguiar, Jerry Silvio Tristoni e Clarice Aparecida Figurski iniciam as atividades a partir de 10 de janeiro.

A eleição, realizada no dia 4 de outubro, ficou marcada pelas reclamações de eleitores diante da longa fila de espera já que Cascavel contava apenas com um ponto de votação, ao passo que em Foz do Iguaçu, por exemplo, havia ao menos 20.

Na época, a então presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Bernadete Belorini, levantou a falta de apoio como motivo. Durante a cerimônia, o atual presidente do conselho, Valdair Debus, disse que quem sabia realizar uma eleição era o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), no entanto, não houve o apoio do órgão.

(Com informações de Marcelo Machado)