Cotidiano

Emoção marca despedida de panda transferido dos EUA para a China

US-BELOVED-PANDA-BAO-BAO-DEPARTS-WASHINGTON'S-NATIONAL-ZOO-FOR-C

WASHINGTON ? O National Zoo, em Washington, foi o lar de Bao Bao desde que ela nasceu, há três anos e meio. Nesta terça-feira, a fêmea de urso panda iniciou viagem apenas de ida para Chengdu, na China, onde participará de um programa de reprodução em cativeiro. A despedida emocionou os funcionários do zoológico, que prepararam uma refeição especial para a viagem, com bambu, maçã, biscoitos e batata doce.

? Hoje o dia é agridoce ? disse Dennis Kelly, diretor do National Zoo. ? Nós acompanhamos Bao Bao crescendo ao longo dos últimos três anos, e ela encantou pessoas de todo o mundo com sua personalidade independente e brincalhona. Estamos orgulhosos da nossa equipe que preparou Bao Bao para o próximo capítulo da sua vida, com a entrada no programa de reprodução na China.

Para o último dia, a equipe de tratadores chegou cedo no trabalho, por volta das 6h30 pelo horário local (4h30 de Brasília), para finalizar as preparações para a longa jornada. Após passar a manhã em seu habitat, Bao Bao foi colocada num contêiner especial e transferida para o aeroporto Dulles International, onde vai embarcar num Boeing 777 da FedEx para um voo direto de 16 horas para Chengdu. A viagem será acompanhada pelos tratadores Marty Dearie, que acompanha Bao Bao desde o nascimento, e Katharine Hope.

USA-PANDA_

? Esperamos que ela se alimente durante quase todo o voo ? disse Dearie. Normalmente, os pandas passam entre 13 e 16 horas diárias comendo.

Após o desembarque em Chengdu, Bao Bao será levada para a base de Dujiangyan, do Centro de Conservação e Pesquisa do Panda Gigante da China, onde ficará em quarentena por aproximadamente um mês. Após o período de aclimatação, ainda não está resolvido se ela continuará em Dujiangyan ou será transferida para outra base. Ela vai ingressar no programa de reprodução quando alcançar a maturidade sexual, entre 5 e 6 anos.

US-BELOVED-PANDA-BAO-BAO-DEPARTS-WASHINGTON'S-NATIONAL-ZOO-FOR-C (2)

Os pandas gigantes são listados como ?vulneráveis? pela União Internacional para a Conservação da Natureza. A estimativa é que existam apenas 1,8 mil animais na natureza. Programas espalhados pelo mundo foram bem sucedidos na reprodução em cativeiro, e agora o desafio é a reintrodução dos pandas gigantes na natureza.