Cotidiano

Emoção e gestos de gratidão marcam ato em Santa Terezinha

A entrega das unidades eleva para mais de 600 o número de casas populares construídas no município nos mandatos do atual prefeito

Santa Terezinha – Um clima de emoção tomou conta do ambiente montado para a solenidade de inauguração de 337 casas populares do Conjunto Residencial Planalto ontem em Santa Terezinha de Itaipu. Emocionado, o prefeito Cláudio Eberhard fez um histórico da obra iniciada em 2013 e que realiza o sonho de muitas famílias. O ato contou com as presenças do governador Beto Richa e do deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa. O projeto consumiu quase R$ 23 milhões.

A entrega das unidades eleva para mais de 600 o número de casas populares construídas no município nos mandatos do atual prefeito. O arrojado projeto se destaca pela sua envergadura e porque venceu um período de extrema dificuldade econômica. Beto destacou que sua administração tem sido parceira de todos os municípios em diversos projetos, principalmente na área habitacional.

“Avançamos com obras de habitação nos 339 municípios do Estado, realizando o sonho de milhares de pessoas. São mais de 70 mil casas no meu governo contra 18 mil nos 8 anos do governo anterior. Não dá para comparar. E fizemos isso porque a grande maioria da nossa gente espera uma vida inteira para concretizar esse sonho. No caso de Santa Terezinha, temos um grande prefeito parceiro que consegue vencer a crise e mostrar uma gestão eficiente e de resultados”, disse o governador.

Mais de 600 casas

Para o prefeito Cláudio Eberhard não existe momento mais importante do que entregar a chave da casa própria a uma família. “Com a entrega do Conjunto Residencial Planalto, beneficiamos mais de 600 famílias durante os meus mandatos até agora. Concretizar o sonho dessas famílias é a maior das alegrias que tive enquanto gestor público e isso se torna possível graças à união de esforços e ao comprometimento de nossa equipe, que trabalha focada nos resultados à população”, disse Eberhard, que fez questão de destacar o apoio incondicional do deputado federal Zeca Dirceu (PT).

A propósito, ouvido sobre a entrega das casas, o parlamentar – que não pode estar presente no ato inaugural, mas visitou o município após a solenidade, diz: “Essa é a marca positiva de um trabalho sério em parceria com o prefeito Cláudio, em nome da população. Ficamos imensamente satisfeito em poder contribuir em Brasília ao longo de todas as inúmeras tratativas. E o resultado é o benefício a centenas de famílias numa conquista que marca as suas vidas e que só é possível quando se tem uma gestão pública comprometida com sua comunidade”, afirmou Zeca Dirceu.

Fugir do aluguel

Entre as mais de mil pessoas beneficiadas com a implantação do empreendimento está Viviane Teixeira Dias da Silva, que teria que adiar o sonho da casa própria por mais um tempo não fosse sua motivação em se inscrever para o sorteio desse projeto habitacional. “Estou muito feliz. Deu tudo certo e agora, eu e minha família, temos um lar para chamar de nosso”.

Outro contemplado é Nicolas da Silva, que afirma: “Minha esposa é muito doente e depende de cadeira. Sou eu quem cuida dela e a gente passa por muitas situações difíceis, por isso esse momento é tão espetacular”.

Cada unidade do Conjunto Planalto tem 39 metros, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, contando com sistema de aquecedor solar e água potável. O loteamento é composto de 11 ruas asfaltadas, calçada em paver com rampas de acessibilidade, rede coletora de esgoto e galerias pluviais, além de iluminação pública, arborização, área de lazer e playground.