Cotidiano

Emm 2016, Alemanha registrou quase dez ataques diários contra imigrantes

65362877_FILE PHOTO - Workers fix containers at a construction site for a re.jpg

BERLIM ? A Alemanha registrou em 2016 cerca de 3.500 ataques contra refugiados e imigrantes com pedido de asilo, numa média de quase dez casos por dia. De acordo com o Ministério do Interior, as ações deixaram 560 feridos, sendo 43 crianças.

LINKS IMIGRANTES

A revelação foi feita pelo ministério em resposta a um questionamento do Senado, que a agência AFP teve acesso. O governo alemão ?condena com firmeza? a violência e afirma que ?as pessoas que fogem de seus países e pedem proteção na Alemanha têm o direito de esperar por um refúgio seguro?.

Segundos os dados da polícia citados pelo ministério, aconteceram no ano passado 2.545 ataques dirigidos contra refugiados. Além disso, foram realizados 988 ataques contra estruturas de acolhida a refugiados, incluindo incêndios em abrigos.

Em plena crise de refugiados na Europa, a Alemanha acolheu 890 mil pedidos de asilo em 2015, numa política de abertura que colocou pressão sobre a chanceler Angela Merkel e alimentou o partido de extrema direita AfD.

Em 2016, o fluxo de imigrantes foi reduzido para 280 mil pessoas, por causa do fechamento da chamada ?rota dos Bálcãs? e o acordo de acolhida de refugiados firmado entre a União Europeia e a Turquia.