Agronegócio

Emissário servirá para escoar chuva e evitar erosão

Toledo – A comunidade de Ouro Preto está otimista com uma obra que irá solucionar um problema antigo de infraestrutura: escoamento das águas pluviais. Estrutura de tubulações para escoamento das águas pluviais está sendo instalada. Ao todo, 656 tubos serão colocados na região nos próximos dias. Eles foram viabilizados pelo Instituto das Águas.

A primeira etapa com 300 tubos foi concluída esta semana. A entrega dos 356 tubos que fazem parte da segunda fase do processo atrasaram devido à greve dos caminhoneiros e devem ser entregues em breve. A partir da chegada, a segunda parte da obra deve ser executada em aproximadamente dez dias.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Rural, Vilson André da Silva “Chumbinho”, os moradores da comunidade pedem essa intervenção há cerca de 30 anos. “É um pedido que a comunidade faz a mais ou menos 30 anos e que nunca foi atendido. Agora, a gestão Lucio [de Marchi] e Tita [Furlan] poderá realizar essa obra, que ajudará muito a comunidade, escoando as águas da chuva e evitando a erosão, que são problemas que necessitavam de uma solução”, comentou Chumbinho.

Para o agricultor Carlos Ordones, da comunidade de Ouro Preto, a obra resulta em uma melhoria importante para os moradores. “São sempre essenciais para a comunidade crescer. Esses tubos serão muito bons para escoar a água das chuvas e resolver um problema que nós temos na comunidade há muito tempo”.

O Município de Toledo disponibilizará para a execução das melhorias entre 100 e 120 horas máquinas. O prefeito Lucio de Marchi destacou a parceria com o Estado e o esforço do deputado em viabilizar os materiais: “Estamos agradecidos, pois são investimentos que trazem qualidade de vida aos moradores”.

Ele complementou que uma das prioridades da gestão é atender as demandas do interior, melhorando as estradas rurais, e consequentemente, a trafegabilidade de quem mora no campo e se desloca diariamente para a cidade.