Cotidiano

Emissão de RG no Riviera

 

Desde o mês fevereiro deste ano, moradores de várias regiões da cidade podem solicitar, por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) a emissão gratuita da confecção da Carteira de Identidade ou a segunda via do documento. A parceria com o Instituto de Identificação de Cascavel e Município, por meio do Território Cidadão, existe desde o ano passado e já beneficiou centenas de pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Ontem foi a vez da comunidade do Riviera novamente ter acesso ao benefício.

O atendimento desta quarta-feira no Instituto de Identificação foi reservado exclusivamente para os moradores do Riviera, devidamente cadastrados no Cras daquela comunidade. Ao todo 34 pessoas compareceram pela manhã; outras 50 foram levadas no período da tarde. “Todas as quartas-feiras a população atendida pelos Cras é encaminhada até o Instituto de Identificação para fazer a Carteira de Identidade”, detalha o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, que acompanhou os trabalhos hoje pela manhã na sede do órgão.

Por meio do convênio, além de emitir o documento de graça, as pessoas conseguem transporte do bairro ida e volta (ônibus da Secretaria de Assistência social), agendamento no Instituto para emissão da Carteira de Identidade e orientações por parte de assistentes sociais sobre a importância do documento e de como cuidar adequadamente do RG.

Atendimentos diários

De acordo com a chefe do Instituto em Cascavel, Claudia Borges de Lima, em média são atendidas de 80 a cem pessoas ao dia. “Para diminuirmos a demanda reprimida desta comunidade, firmamos esta parceria que tem dado certo. Com isso vamos reduzindo o número de pessoas que não possuem RG em Cascavel". Ela disse ainda que em todo Estado aumentou em 47% o número de pessoas que buscam o documento, hoje, muito exigido pelas instituições. Cláudia esclareceu ainda que, idosos, gestantes, mães com bebês de colo, não precisam fazer o agendamento via internet.

Foto: Divulgação

Legenda: Mais de 80 pessoas são atendidas diariamente