Cotidiano

Emissão de CNHs em 2016 teve queda de 15%

Em 2015 foram emitidas 21,8 mil habilitações contra 18.466 no ano passado

Toledo – A conquista da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), apesar de todos os benefícios que assegura ao motorista, é também uma necessidade diante do cenário competitivo no mercado de trabalho que exige, além da qualificação profissional, que os candidatos saibam dirigir.

Entretanto, em tempos de crise econômica a busca pelos serviços de autoescola na região Oeste diminuiu e conforme dados do Detran-PR, de 21,8 mil habilitações emitidas em 2015 o número passou a 18.466 no último ano, o que representa queda de 15% na emissão dos documentos.

“A queda deve-se à crise econômica por qual o País vive somada à busca por transportes alternativos por parte das pessoas, como a bicicleta, transporte coletivo e carona compartilhada”, afirma o coordenador de Habilitação do Detran-PR, Farid Gelasco, ao acrescentar que a redução deve se manter até que a situação econômica do País estabilize. O segmento de autoescolas sofreu impacto ainda maior em Toledo com a redução de 38% no número de CNHs no município no último ano em comparação a 2015. De 2.969 documentos emitidos, o total passou para 1.836.

Além da instabilidade financeira que pesou no momento de fechar o contrato com as empresas, o alto custo que hoje demanda o processo de habilitação inviabilizou as negociações.

“O aumento em combustível, impostos, aulas em simuladores e taxas do Detran, foram fatores que interferiram e no último tivemos uma queda de 25% no número de alunos”, ressalta o diretor geral de um CFC (Centro de Formação de Condutores em Toledo), Rodrigo Lisowski.

O custo da carteira de habilitação na categoria AB, que possibilita a condução de motos e automóveis, em Toledo, varia de R$ 3,2 mil a R$ 3,4 mil, dependendo da forma de pagamento. A maior procura pelas autoescolas ocorre pelo público de idade media de 18 a 25 anos. “Apesar disso, percebemos que a faixa etária de idade maior e que antes não procurava os serviços hoje tem buscado o processo de formação para conquistar a CNH e ter mais independência”, avalia o diretor.

Conforme Lisowski, as dificuldades do segmento ainda devem permanecer, entretanto a flexibilização na forma de pagamento entre alunos deve ser utilizada para retomar o público.”A perspectiva é sempre vender mais, porém acreditamos que o cenário não será muito diferente do ano passado e somente em 2018 haverá evolução”, afirma.

Exceções

Guaíra – Ao contrário da maioria das cidades da região, Guaíra registrou aumento de 29% nas emissões de habilitações, passando o total de 422 CNHs em 2015 para 629 no ano passado. Em Santa Helena, o número de documentos liberados pelo Detran-PR também cresceu, mas de maneira um pouco mais tímida ao considerar que em 2015 foram 402 habilitados e em 2016, 424.

Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Medianeira representam as cidades do Oeste com maior número de habilitações no último ano e juntas foram responsáveis pela formação de 12.364 novos condutores. Em relação à aprovação de condutores, o Paraná comemora avanços. “No ano de 2015 houve um índice de 60,43% de aprovação dos candidatos à obtenção da CNH no exame prático de direção, enquanto que no ano de 2016 esse índice foi de 66,24%”, avalia o coordenador de habilitação do Detran-PR, Farid Gelasco.