Cotidiano

Emissão de Cartão SUS a estrangeiros é alvo de fiscalização

Município tem quase 300 mil habitantes e 800 mil cadastros

Foz do Iguaçu – Policiais e auditores foram até uma comunidade religiosa, no Bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu, onde moram cerca de 90 pessoas, muitos deles paraguaios, para fiscalizar a emissão de Cartão SUS. Segundo a Prefeitura, vários cartões foram solicitados para aquele endereço.

A PF (Polícia Federal) pediu uma relação de todas as pessoas que vivem no local para verificar se a situação dos estrangeiros é legal. Casas na região central da cidade também foram visitadas com o intuito de confirmar a documentação dos estrangeiros.

Aqueles que estiverem em condições legais vão continuar com o benefício, entretanto os que não estão, terão o cartão cancelado e não receberão mais atendimento médico, conforme o secretário municipal de Saúde, Charlles Bortolo.

O município tem quase 300 mil habitantes, mas já emitiu 800 mil cartões SUS. A Secretaria Municipal de Saúde estima que gasta por mês R$ 3,5 milhões com o atendimento de paraguaios e de outros estrangeiros que não tem direito ao benefício. Só com hemodiálise, são R$ 100 mil mensais.

As visitas vão continuar para que a documentação dos estrangeiros seja comprovada. O Poder Executivo também pediu auxílio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) para investigar a formação de quadrilha.