Policial

Emenda garante R$ 5 milhões para construção de nova delegacia

A intenção com a construção da delegacia cidadã é a eliminação total do cadeião

Cascavel – Foi protocolada na segunda-feira (19), na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) emenda coletiva que garante a destinação de R$ 5 milhões para a construção da nova Delegacia de Polícia Civil de Cascavel, a chamada delegacia cidadã. A emenda foi assinada pelos deputados Andre Bueno, Elio Rusch, José Carlos Schiavinato, Cobra Repórter, Tiago Amaral e Paulo Litro.

A delegacia será construída para promover um novo modelo de atendimento em delegacias no Paraná, com espaços específicos e reservados para separar vítimas de agressores e possibilidade de auxílio de assistentes sociais e psicólogos, quando necessário. A intenção é construir a nova delegacia em um terreno do Estado, próximo ao Restaurante Popular.

Com ambientes diferenciados para o primeiro atendimento ao cidadão e áreas específicas para confecção dos boletins de ocorrência, esse formato permite preservar a identidade das pessoas que precisem recorrer ao local. A delegacia terá quatro celas apenas para permanência temporária de presos.

A intenção com a construção da delegacia cidadã é a eliminação total do cadeião, e toda parte administrativa da delegacia, que atualmente se encontra na região central da cidade. Logo que a reforma da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) estiver pronta, dentro de seis meses, os presos masculinos do cadeião deverão ser transferidos para a PEC. O Governo estuda uma solução para o destino de aproximadamente 90 mulheres que se encontram detidas na cadeia atual.