Política

Embargo ao frango: europeus resolvem “sentar para conversar” com o Brasil

São Paulo – A UE (União Europeia) “abriu uma janela de negociação” em relação ao embargo dos 20 frigoríficos brasileiros exportadores de carne de frango ao bloco, informou nessa quinta-feira o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, em São Paulo. “Quando deixamos claro que iríamos retaliar, com a possibilidade, por exemplo, de abrir um painel na Organização Mundial do Comércio (OMC), o embaixador da UE nos chamou para conversar”, disse Novacki, acrescentando que recebeu o representante do bloco, João Gomes Cravinho, na segunda-feira, 7.

Na mesa de negociações, comentou, entrou não só a questão do frango, mas toda a balança comercial entre o Brasil e o bloco europeu. “É uma balança muito equilibrada, com US$ 35 bilhões exportados pra lá e US$ 33 bilhões importados do bloco”, informou o secretário executivo. “Quando eles viram que tínhamos munição, resolveram sentar para negociar”, disse Novacki. “É interessante para ambas as partes manter um bom nível de entendimento”, acrescentou.

Novacki comentou que o embaixador argumentou que “faltou um diálogo maior” entre ambas as partes e que se comprometeu a ajudar, junto ao bloco, nas negociações daqui para frente.

Como mostra de boa vontade por parte do Brasil, Novacki relatou que o Ministério da Agricultura levantou o autoembargo às exportações brasileiras de pescados para o bloco europeu. “Liberamos esta semana a exportação de pele de tilápia”, comentou. “Já informamos isso ao embaixador e à União Europeia. Vamos ver como eles reagem a isso”, disse o secretário executivo, sem definir quando seria uma próxima reunião com representantes do bloco para tratar da questão específica do frango.