Esportes

Embalada, Argentina quer acabar com seca de 23 anos sem títulos

TOPSHOT-FBL-COPAM2016-USA-ARG-G852PEI64.1.jpg

A Argentina de Lionel Messi parece viver seu melhor momento desde a Copa do Mundo de 2014. Ao deixar o campo, após a goleada sobre os Estados Unidos, que garantiu o lugar na final, Messi demonstrou que chegou a hora de acabar de uma vez por todas com a seca de 23 anos sem títulos e o estigma de últimas perdas em um ano, o Mundial de 2014 e a Copa América, de 2015. A última conquista foi na Copa América de 1993, no Equador.

? Desde o primeiro dia que estamos jogando muito bem e merecemos pelo trabalho que temos feito. Oxalá seja desta vez. Estamos felizes por chegar à final ? disse o camisa 10 argentino, após a goleada por 4 a 0 sobre os Estados Unidos, na terça-feira, nas semifinais.

Nos últimos 23 anos, a Argentina disputou cinco finais e perdeu todas. Além da Copa de 2014 e da Copa América de 2015, tropeçou na decisão das Copas Américas de 2014, no Peru, e de 2007, na Venezuela, e na Copa das Confederações de 2005, na Alemanha ? as três diante do arquirrival Brasil.

? Antes de começar (a Copa América), definimos como meta ser campeões. Não basta ter chegado à final ? afirmou Mascherano, um dos líderes da equipe.

Messi marcou seu 55° gol pela seleção argentina e se tornou o maior artilheiro da história do país. Muitos dos 70.858 torcedores em Houston foram assistir à estrela do Barcelona pôr seu nome nos livros de história e ele não desapontou, marcando um belo gol de falta sobre Brad Guzan aos 32 minutos do primeiro tempo, o segundo gol da seleção argentina no jogo. Com o gol de falta, Messi ultrapassou a marca de 54 gols de Gabriel Batistuta.

? Estou feliz em ter ultrapassado o recorde de Batistuta e quero agradecer aos meus companheiros de equipe, é deles também ? disse Messi, que completa 29 anos amanhã. Higuaín (dois) e Lavezzi completaram a vitória sobre os americanos.