Cotidiano

Embaixador espanhol critica MP do ensino médio

BRASÍLIA – A lista de críticos da Medida Provisória que reforma o ensino médio aumentou nesta sexta-feira. O embaixador espanhol Manuel de la Cámara Hermoso lamentou que a nova legislação tenha acabado com a obrigatoriedade de oferecer aulas de espanhol para os adolescentes. A MP substituiu a lei que obrigava as escolas a dar essa opção aos estudantes.

? É um passo para trás do que foi oferecido anteriormente.

Hermoso lembrou que o Brasil tem sete vizinhos que falam espanhol. E, por isso, a língua tem uma importância maior para as relações políticas e comerciais. Ressaltou ainda que o espanhol é fundamental para as fronteiras brasileiras.

? A mudança na lei é uma mudança que preocupa não só a Espanha, mas todos os países de língua espanhola ? frisou antes de defender que o espanhol deveria ser opcional no Exame do Ensino Médio (Enem).

Para o embaixador espanhol, o fim da obrigatoriedade de oferecer o idioma nas escolas não é uma questão política, mas econômica. Ele lembrou que o país está em crise e que é preciso da ajuda dos países de língua espanhola para solucionar o problema.

Manuel de la Cámara Hermoso disse que os demais países podem contribuir com bolsas para brasileiros e também com cursos de formação de professores. Ele também contou que tem conversado com os outros países para que isso ocorra.

? A língua espanhola não é só uma língua a mais.

A MP foi enviada ao Congresso em outubro. As mudanças afetam conteúdo e formato das aulas, e também a elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)