Cotidiano

Embaixador do Reino Unido defende reforçar a relação com o Brasil

BRASÍLIA – Depois de os eleitores britânicos votarem pela saída da União Europeia (UE) em um referendo histórico na quinta-feira, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, defendeu reforçar a relação britânica com o Brasil. Em entrevista nesta sexta-feria, após se reunir com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, Ellis citou uma nota divulgada pelo Itamaraty, que fala em ?reforçar, em novos moldes, a relação comercial bilateral e a promoção de investimentos recíprocos”.

? Falamos sobre a importância de manter ou até aumentar a colaboração entre o Reino Unido e o Brasil em várias pautas. Tudo isso num sentido, se posso citar a frase usada hoje pelo Itamaraty, de reforçar, em novos moldes, a relação estratégica entre o meu país, que é a quinta maior economia no mundo, e o Brasil, que também tem uma economia do mesmo tamanho ? disse o diplomata.

O embaixador afirmou que a relação entre o Brasil e o Reino Unido muda de contexto após o referendo, mas ressaltou que a relação é antiga e isso deve avançar.

? Muda o contexto. Muda o contexto de União Europeia. Mas a nossa relação é muito antiga, tão antiga quanto o Brasil. A relação humana, comercial e de investimos tem crescido muito. Tudo isso deve avançar e não retroceder. Ainda mais dado o fato de, agora, estarmos com uma outra relação com os países da União Europeia ? afirmou o embaixador.

Perguntado sobre a situação dos imigrantes, o embaixador afirmou que, por enquanto as regras não mudaram. Alex Ellis disse que seu país tem uma forte tradição de abertura e citou os músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil para afirmar que o Reino Unido continuará recebendo o talento brasileiro.

? Por enquanto, nada muda. O que mudou foi uma relação política, com uma decisão soberana do povo britânico. Meu país recebeu Gilberto Gil e Caetano Veloso nos anos 1960 e vamos continuar a receber muito do talento que este país tem.