Cotidiano

Em vídeo, Trump anuncia medidas para os primeiros 100 dias do governo

WASHINGTON ? O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, divulgou um vídeo nesta segunda-feira com as propostas para os 100 primeiros dias do seu governo, que deverá começar em 20 de janeiro. Dentre as promessas, o republicano disse que retirará os EUA do Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP, na sigla em inglês) e ordenará a investigação de abusos em programas de vistos para imigrantes. Além disso, em seu discurso majoritariamente econômico, Trump prometeu reduzir as regulações do governo e eliminar restrições à produção de energia.

A inesperada vitória de Trump plantou incertezas quanto o futuro do arduamente negociado TPP, assinado por 12 membros e dirigido pelos EUA, país chave no comércio na área do Pacífico. trump

Trump empreendeu uma campanha contra o TPP, classificando-o como um ?péssimo negócio? que ameaça os Estados Unidos, levando os empregos para os países com mão de obra mais barata. Ele fez fortes críticas aos acordos de livre-comércio do país, prometendo tirar a maior economia do mundo do TPP, além de impor tarifas a importações de China e México.

O presidente americano Barack Obama tomou o TPP como forma de conter o crescimento Chinês, mas sua administração deixou de brigar pela aprovação do Congresso para o acordo, que foi assinado por 12 economias das Américas e da região da Ásia-Pacífico, excluindo a China. Sem o aval dos EUA, o acordo, da forma como foi negociado, não pode ser implementado.

Em uma área necessitada de comércio, essa situação fez com que antigos aliados dos EUA, como Austrália e Japão, se voltem para a China para preencher essa lacuna.)