Esportes

Em vídeo, Hope Solo chora por suspensão da seleção americana

Hope Solo está vivendo o pior momento de sua carreira. Não pela eliminação dos Estados Unidos nas quartas de final dos Jogos Olímpicos do Rio para a Suécia, e, sim, por suas polêmicas declarações após a derrota. Após classificar as suecas como “um bando de covardes”, a goleira americana foi suspensa por seis meses da seleção americana, e mostrou-se indignada com a decisão. Em um vídeo publicado no site da revista People, Solo aparece chorando enquanto fala da decisão.

– 17 malditos anos (tempo que a goleira defende a seleção) e acabou – disparou a goleira. No vídeo, a atleta aparece ao lado do marido, o ex-jogador da NFL Jerramy Stevens. O vídeo foi gravado no dia 24 de agosto, quando Solo se reuniu com a técnica da seleção americana, Jill Ellis, e Dan Flynn, chefe da Federação Americana de Futebol. Hope Solo

Na seleção feminina, as jogadoras tem um contrato com a federação, por meio do qual as atletas são remuneradas. Com a suspensão de Solo, os pagamentos da goleira também estão cancelados pelo período de seis meses.

– Seis meses de suspensão. Sem pagamento, contrato encerrado. Imediatamente – afirma a atleta, em tom de revolta com a punição. Após a suspensão, Hop Solo tabém pediu dispensa de seu clube, o Seattle Reign. Em decorrência da decisão, a tendência é de que a goleira, de 35 anos, anuncie sua aposentadoria.

Com 202 jogos disputados pela seleção principal dos Estados Unidos, Hope Solo conquistou duas medalhas de ouro olímpicas, nos Jogos de Pequim Londres, e disputou três Copas do Mundo, sendo campeã mundial em 2015, no Canadá e faturou outras duas medalhas na competição: foi prata na Alemanha, em 2011, e bronze na China, em 2007.

Antes de disputar os Jogos do Rio, a goleira já havia se envolvido numa polêmica, ao postar em suas redes sociais fotos em que aparecia com máscara e segurando um frasco de repelentes, alegando estar preparada para se proteger do vírus zika. Os brasileiros não gostaram da piada, e passaram a gritar a palavra “zika” todas as vezes que a goleira batia um tiro de meta.