Cotidiano

Em vazamento, WikiLeaks revela antigo e-mail pessoal de Obama

201609050524278403_AFP.jpgWASHINGTON – Na mais nova leva de e-mails hackeados pelo WikiLeaks do gerente de campanha de Hillary Clinton, John Podesta, o grupo divulgou um endereço pessoal de e-mail do presidente Barack Obama. Nesta semana, o fundador Julian Assange teve seu acesso à internet cortado pelo Equador após um pedido dos EUA contra a interferência na campanha, já que os vazamentos têm mirado a candidata democrata ? que acusa a Rússia de comandar ciberataques. podesta

Nos novos e-mails vazados, datados de 2008, Podesta discute com Obama a preparação de sua transição para virar presidente. Nas comunicações, Podesta, que era cogerente da equipe de posse do então senador, discute diretamente com ele sobre medida econômicas que podem ser tomadas.

Mensagens são trocadas com o e-mail [email protected], antes de passarem a ser usadas em um servidor profissional. À época, ele também mantinha um canal de comunicação por e-mail no Senado.

Outros vazamentos de Podesta, que também foi Chefe de Gabinete do presidente Bill Clinton entre 1998 e 2001, mostram esforços de lobistas com assuntos envolvendo a Fundação Clinton e ligações dela com Wall Street.

Na terça-feira, o Equador admitiu que tinha cortado temporariamente a conexão de Assange. O Wikileaks tem divulgado e-mails privados do chefe de campanha da candidata Hillary Clinton, John Podesta, e de outras autoridades democratas. Segundo o governo americano, as mensagens foram hackeadas por agências de inteligência russas.

? A visão geral é que ele (Assange) é um participante voluntário no esquema russo, mas não um conspirador ativo. Eles percebram que podem usá-lo ? disse uma autoridade de inteligência dos EUA.

O Equador declarou que a suspendeu o serviço de internet como parte de seu ?exercício soberano?:

?O governo do Equador respeita o princípio de não intervenção em assuntos de outros países, não interfere em processos eleitorais em curso, nem apoia um candidato em especial?, afirmou o governo equatoriano.