Saúde

Em uma semana, oeste aplicou menos da metade das vacinas

Considerando apenas os seis dias úteis, foram vacinadas por dia, somadas as três regionais, 2.410 pessoas

Em uma semana, oeste aplicou menos da metade das vacinas

Toledo – A tão esperada imunização contra a covid-19 começou no último dia 20, mas segue a passos lentos em todo o Estado, inclusive na região oeste. Até ontem, na soma dos municípios que fazem parte da 9ª, da 10ª e da 20ª Regional de Saúde, 14.464 pessoas tinham sido imunizadas. O número corresponde a 46,9% das 30.810 pessoas que devem ser imunizadas com as doses que já foram entregues pela Secretaria Estadual de Saúde.

Considerando apenas os seis dias úteis, foram vacinadas por dia, somadas as três regionais, 2.410 pessoas.

A 20ª Regional (Toledo) foi a que mais imunizou de forma proporcional ao número de doses recebidas. Até ontem, 4.694 doses tinham sido aplicadas, o que corresponde a 58,6% das 8 mil recebidas.

Os municípios da 10ª Regional, de Cascavel, aplicaram 6.213 doses, equivalente a 43,6% dos 14.240 imunizantes recebidos.

Já nos municípios da 9ª Regional de Foz do Iguaçu, o percentual é de 41,5%. Foram administrados 3.557 dos 8.570 imunizantes recebidos.

 

No Estado

No Estado, a situação não é diferente. Nos 399 municípios, haviam sido vacinadas 99.973 pessoas até ontem, o que representa 45,5% das 219.271 doses já distribuídas. A média diária de imunizações é de 16.662 pessoas.

Além do público seleto dessa primeira fase, pois, além de idosos abrigados e acamados e índios, a maior parte se trata de profissionais de saúde da linha de frente do combate ao novo coronavírus, ou seja, fáceis de serem encontrados, o baixo índice contrasta com recente declaração do governador Ratinho Júnior, que, em reportagem divulgada no dia 13 de janeiro pela Agência Estadual de Notícias, disse que “hoje nós temos a capacidade de aplicar a primeira dose em toda a população do Paraná no mesmo dia. Foi tudo pensado e planejado para que o paranaense possa ser assistido de maneira rápida e perto da sua casa”.

De acordo com o levantamento divulgado pelo Estado, receberam a vacina 75.085 profissionais de saúde, 4.028 vacinadores, 6.118 indígenas e 14.742 idosos asilados, profissionais cuidadores e pessoas com deficiências severas.

A conta considera as 132.771 doses da CoronaVac/Instituto Butantan – aproximadamente a metade do primeiro lote de 265.600 doses – e as 86.500 vacinas da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. A terceira remessa, com 39.600 doses da CoronaVac, ainda não foi entregue às regionais.

Secretário pede agilidade

Diante do baixo percentual de imunizações e o agravamento da pandemia no Estado, em reunião com secretários municipais, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a necessidade de otimizar e acelerar a vacinação. “O trabalho em conjunto entre o Estado e os municípios deve ser o ponto forte para a efetivação da vacinação contra a covid-19”, ressaltou.

O secretário observou ainda que, desde que o Paraná recebeu o primeiro lote das vacinas [17 de janeiro], o Estado tem se esforçado para entregar os imunizantes com rapidez aos municípios. “Conseguimos entregar em todos os municípios do Paraná em pouco mais de 26 horas. Isso foi um feito enorme para a saúde pública. Porém, dependemos que as equipes municipais de saúde sigam com o trabalho da ponta, assim conseguiremos efetivar a nossa vacinação e avançar aos outros grupos logo que tenhamos mais doses das vacinas”.

Beto Preto ainda ressaltou a importância do cuidado no registro nominal dos imunizados, uma vez que o cadastro dos vacinados deve ocorrer de forma nominal no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. “Além de melhor acompanhamento dos números de doses aplicadas, sabemos que esse sistema é de suma importância para que os órgãos de controle possam acompanhar se os grupos prioritários estão sendo cumpridos”, frisou Beto Preto.

Ainda conforme a Sesa, não há previsão para que todas as vacinas já distribuídas sejam aplicadas, assim como não há definição da data de início para que as segundas doses da Coronavac, que começaram a ser aplicados na última quarta-feira (20), sejam distribuídas. O prazo entre a primeira e segunda dose é de 15 dias. Já o imunizante AstraZeneca tem intervalo de 90 a 120 dias entre as duas doses.