Cotidiano

Em turnê no Brasil, orquestra holandesa Ricciotti Ensemble mistura música clássica, samba e funk

RIO ? Quem passava pela Central do Brasil na manhã desta terça-feira, percebia as cabeças erguidas e os olhares curiosos que pairavam sobre a orquestra holandesa Ricciotti Ensemble. Formada por 42 músicos que trajavam chinelos e camisetas, a turma chamava atenção também pela música que ecoava de seus violinos e violoncelos: de Villa-Lobos a Pixinguinha, de Anitta a Jorge e Mateus. Com o passar do (pouco) tempo, as cabeças antes intrigadas agora acenavam em aprovação, combinadas com os pés, que acompanhavam o ritmo. “Quem disse que orquestra precisa de roupa chique?”, “é disso que o Brasil precisa” e “eu gosto de música clássica e não sabia!” foram algumas das reações ao grupo, desde o dia 16 tocando pelo Rio, onde permanece até sexta-feira. A partir de sábado, eles seguem com a turnê ?Abraço Brasil? para as cidades de Penedo, no interior do Rio, e Itanhandu e Passa Quatro, em Minas Gerais. Na semana que vem, se apresentam ainda em São Paulo. Links Ricciotti Ensemble

Sem a pompa dos grandes teatros e concertos sinfônico tradicionais e seus coquetéis chiques, após o show, os integrantes se atracaram com quentinhas de arroz, feijão e bolo de carne, enquanto seguiam ? de ônibus mesmo ? para a próxima apresentação, nas barcas que fazem a travessia Rio-Niterói. ?Faltam 3 minutos para sair a barca!? gritou um deles, logo após a chegada do veículo. Afoitos, eles correram para descer com todos os instrumentos e montá-los novamente dentro da embarcação ? tempo de sobra, para uma orquestra que detém o recorde mundial, registrado pelo “Guinness”, de levar apenas 1min e 50s desde a parada de um ônibus até o iniciar a primeira canção.

? Já chegamos a fazer 13 apresentações em um dia. Com isso, estamos sempre atrasados. Às vezes, ainda decidimos fazer shows espontâneos. Simplesmente gostamos de um lugar e descemos. Por isso, temos o recorde de banda mais rápida do mundo. Temos que ser (risos) ? conta o maestro e diretor artístico Leonard Evers, à frente da orquestra desde 2013.

O objetivo de tanta velocidade é conseguir fazer seus concertos despojados no maior número de lugares possível. Locais que variam desde universidades, praias e parques a hospitais, instituições psiquiátricas e presídios.

? Não precisamos de um palco e terno para tocar. Música não é cerimônia, não precisa de etiqueta. Queremos desconstruir a ideia de que música clássica é de elite para nos aproximarmos das pessoas, mostrarmos que é possível ter música clássica no seu dia a dia. Você passa pela rua e pode se apaixonar por um quarteto de cordas ou até por um samba tocado por uma orquestra, por que não? ? questiona o paulistano André Felipe Lima, de 22 anos, um dos oito integrantes intercambistas do grupo.

Orquestra holandesa leva música à Central

Além dele, a viola do carioca Matheus Batista da Silva, de 23 anos, também integra o grupo, que foi fundado em 1970, em Amsterdã. Financiada por doações e pelo governo holandês, desde então, a orquestra já viajou para lugares como Bósnia, Alemanha, Marrocos, Polônia, Rússia, Suriname, Suécia e Turquia, sempre recebendo dois músicos de cada país por que passam. Ao todo, são mais de 20 mil espectadores anuais, que assistem sempre a repertórios renovados, ensaiados para cada lugar. No Brasil, os concertos variam entre 29 músicas, incluindo composições de Pixinguinha, Hermeto Pascoal, Milton Nascimento e Heitor Villa-Lobos ? além de Anitta, Jorge e Mateus e Michel Teló.

? Aprendemos muito com o Matheus e o André, os brasileiros que nos acompanham. Especialmente nosso percussionista. Ele estava muito nervoso, porque todo mundo aqui sabe tocar pandeiro melhor do que ele (risos)! Misturar nosso ritmo ao brasileiro é uma experiência incrível. Na música não existe essa diferenciação entre elite e popular: Villa-Lobos se inspirava no chorinho. A única diferença é na maneira como você as executa. E, no meio da rua, unimos esses dois mundos ? explica Evers.

Durante sua passagem pelo país, orquestra convidou a cantora e compositora Ceumar Coelho, nascida em Itanhandu, e que morou na Holanda por seis anos, para acompanhá-los.

? O viés social do projeto fez com que eu me apaixonasse instantaneamente. Sempre tive o desejo de ousar mais, e de usar minha música para isso. Mais que música, essa orquestra é uma missão ? disse a cantora, que contou ainda ter se emocionado durante a apresentação do grupo no Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (DEGASE), na segunda-feira.

Na Central, o final da apresentação arrancou aplausos, pedidos de bis e lamentos pelo término, tão rápido (claro):

? Estamos muito felizes por estarmos aqui. Viemos trazer um pouquinho… ? disse ele, sendo interrompido por um “de alegria!”, vindo de um espectador. ? Também. E de mistura. Espero que tenham gostado.

Veja abaixo a programação da turnê ‘Abraço Brasil’:

Quarta-feira 19/10, Rio de Janeiro

12h-13h Calçadão de Campo Grande

16h-17h Entrada Terminal Alvorada, Barra da Tijuca

Quinta-feira 20/10, Rio de Janeiro

11h – 14h30 Escola Municipal João Barbalho *

15h30 – 16h30 Instituto Municipal Nise de Silveira, R. Ramiro Magalhães, 521. Concerto em conjunto com Loucura Suburbana

18h – 19h Praça Rio Grande do Norte, Engenho de Dentro. Concerto em conjunto com Loucura Suburbana

20h – 22h Rota 65, R. Maria Rodrigues 65

Sexta-feira 21/10, Rio de Janeiro

12h – 13h Praia de Copacabana, Em frente a Copacabana Palace

16h – 17h Metrô Siqueira Campos, Copacabana

19h Lapa (Arcos da Lapa, Escadaria Seralon, etc.). Encerramento da turnê no Rio: arrastão sinfônico! Participação: Camaratas Laranjeiras

Sábado 22 de outubro

14h – 15h30 Associação Beneficente Arcanjo Gabriel, Penedo (RJ)

16h – 16h30 Casa do Papai Noel, Penedo (RJ)

20h – 21h30 Igreja Matriz da Imaculada Conceição, Itanhandu (MG)

Domingo 23 de outubro

11h30 – 12h30 Jardim Júlio Regnier (Praça da Prefeitura) no Centro, Passa Quatro (MG)

19h – 20h Praça do pôr do Sol, Vila Madalena (SP)

Segunda-feira 24/10, São Paulo

10h – 12h Praça Brasil – Cohab José Bonifácio/ Itaquera

13h30 – 15h30 – Atividade Projeto Guri / CEU Curuça – Itaquera*

16h – 18h Estação Itaquera ou Tatuapé do metrô (A CONFIRMAR – Por favor, cheque nossa página no Facebook)

Terça-feira 25/10, São Paulo

08h30 – 10h Derdic/PUC-SP

14h – 15h30 Casa das Rosas

16h30 – 17h Avenida Paulista (A CONFIRMAR – Por favor, cheque nossa página no Facebook)

20h – 21h30 SESI Diadema

Quarta-feira 26/10, São Paulo

09h – 10h Parque da Luz

10h – 11h Pinacoteca do Estado de São Paulo

11h30 – 12h Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP)

12h – 13h Palestra sobre a orquestra com os alunos da EMESP*

15h – 16h30 Escadaria do Teatro Municipal/ Praça das Artes/ Praça da Sé – Centro de São Paulo (A CONFIRMAR – Por favor, cheque nossa página no Facebook)

20h – 21h30 SESI São Caetano do Sul

Quinta-feira 27/10, São Paulo

09h30 – 11h30 Fundação Casa/ Centro Feminino de acolhida para jovens infratores – Bairro: Mooca (Centro/SP)*

14h -16h Fundação Casa/ Centro Misto de acolhida para jovens infratores (Próximo à Rodovia Raposo Tavares/SP)*

18h SESI – Unidade Santana de Parnaíba

Sexta-feira 28/10, São Paulo

10h30 – 11h30 Terminal de ônibus/ metrô Vila Madalena

12h – 13h Travessa Tim Maia (entre Ruas Harmonia e Pedro Ortiz – Bairro Vila Madalena)

* Estagiária, sob a supervisão de Liv Brandão