Cotidiano

Em Trump, pesquisa diz que 52% dos americanos confiam mais na mídia

64927013_President Donald Trump points to a member of the media as he takes .jpg

WASHINGTON ? Uma nova pesquisa aponta que pouco mais da metade dos americanos confiam mais na imprensa do que no presidente dos EUA, Donald Trump. O levantamento da Universidade de Quinnipiac, divulgado nesta quinta-feira, indica que, mesmo com a insatisfação sobre a mídia tradicional, 52% das pessoas ainda consideram que os meios de comunicação têm mais credibilidade do que Trump. Perguntados sobre quem fala mais a verdade sobre assuntos importantes, apenas 37% dos americanos escolheram o republicano como mais confiável.

De acordo com a pesquisa, 61% dos entrevistados se dizem contra a forma que Trump trata a imprensa. O presidente trava uma árdua batalha com os jornais, chamando-os publicamente ? no palanque ou nos seus tuítes ? de desonestos, mentirosos e manipuladores. No entanto, as pessoas também não concordam com a cobertura da mídia em relação ao mandato do republicano: 50% não aprovam as reportagens feitas pelos veículos de notícia americanos, enquanto 45% aprovam.

Em uma pesquisa similar feita anteriormente pela rede americana conservadora ?Fox News?, divulgada neste mês, os números divergem dos levantados pela universidade. De acordo com o canal, 45% das pessoas disseram que confiam mais no governo do republicano do que nos veículos de comunicação. Enquanto isso, 42% disseram que preferem confiar na mídia.

Na semana passada, Trump acusou os serviços de Inteligência de fornecer ilegalmente informações falsas à imprensa americana. As declarações no Twitter vieram após o jornal americano “New York Times” ter relatado que a equipe de campanha do republicano conversou repetidamente por telefone com autoridades russas no ano anterior às eleições.

“Informações estão sendo ilegalmente dadas aos fracassados ‘New York Times’ e ‘Washington Post’ pela comunidade da Inteligência (NSA e FBI?). Assim como pela Rússia”, escreveu Trump, em referência à Agência de Segurança Nacional e à polícia federal americana.

Outro grande jornal americano, o ?Washington Post? lançou um novo lema em uma aparente crítica ao governo Trump: ?Democracia morre nas trevas?. A expressão apareceu pela primeira vez na quarta-feira sob o nome do jornal em sua página da internet.