Cotidiano

Em troca de apoio a Rodrigo Maia, PSD pode ficar com relatoria da reforma tributária

BRASÍLIA – A bancada do PSD na Câmara saiu satisfeita do almoço na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta segunda-feira, e pode fechar apoio ao deputado já nesta terça-feira. O partido governista, que tem como candidato ao posto o deputado Rogério Rosso (DF), isolado dentro da legenda, recebeu de Maia o compromisso de ocupar relatorias importantes em 2017. Uma das que interessam ao partido é a da reforma tributária, que será uma das prioridades do governo para este ano.

O PSD já tem até nome para o cargo, o do deputado Julio Cesar (PI). Outra alternativa é dar à legenda a relatoria do Orçamento de 2018. A bancada também reivindicou espaço na Mesa Diretora da Câmara e quer ocupar a terceira ou quarta secretaria.

? Foi uma discussão bastante objetiva que agradou a todos da bancada. Falamos que temos direito à Terceira ou Quarta secretaria, e principalmente na linha de relatorias importantes, porque o PSD não participou de nenhuma relatoria importante desse governo. Pode ser a do orçamento ou da reforma tributária. Não somos um partido numericamente apoiando, temos um candidato próprio, nosso peso é diferente e ele reconhece isso ? disse o novo líder do PSD, Marcos Montes (MG).

Em troca, vão garantir a governabilidade de Michel Temer no Congresso, votando com o governo nas pautas importantes deste ano. A ideia é também lutar para dissolver ou neutralizar o centrão, que perdeu força e coerência interna com a derrocada de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

? Estaremos com ele e junto com governo, queremos dar tranquilidade ao governo. Mas se não formos valorizados fica difícil ? afirmou.

Marcos Montes transmitiu a Rodrigo Maia a insatisfação com os espaços ocupados pela legenda em 2016. Uma das principais reclamações foi em relação à relatoria da reforma da Previdência, que ficou com Arthur Maia (PPS-BA). O PSD queria ocupar o espaço com o deputado Reinhold Stephanes (PR), ex-ministro do Trabalho e da Agricultura.

? A Previdência deveria estar com nosso partido, mas ficamos de fora e não queremos que isso se repita.

Marcos Montes vai conversar com Rosso ainda nesta segunda-feira e deve encontrar Maia amanhã em Uberaba, Minas Gerais, para fazer o anúncio oficial de apoio à reeleição do deputado.

PTN TAMBÉM DEVE ANUNCIAR APOIO A MAIA

Além de cerca de 15 deputados do PSD, também passaram pela residência oficial do presidente da Câmara parlamentares do PTN, bancada que apoiou Rodrigo Maia na última eleição. A legenda ocupa a Procuradoria parlamentar da Câmara dos Deputados, com Jozi Araújo (AP), cargo que deve seguir nas mãos do PTN. Os deputados Alexandre Baldy (GO), líder da bancada, e Renata Abreu (SP), que passaram pelo encontro, contaram que ainda hoje vão conversar com Jovair Arantes (PTB-GO), também candidato governista à presidência da Casa. Mas admitiram que o apoio a Maia é quase certo, já que a maioria da bancada já o apoia.

Aos parlamentares, Maia disse não só que é candidato, o que publicamente ainda não falou, e que é o que mais tem chances de vencer a disputa.

? Ele disse que manteria tudo que o partido tem hoje e que tem todas as chances de vencer. O sentimento da maioria é pelo apoio ao Rodrigo, mas até quinta-feira devemos decidir – contou Baldy.