Policial

Em todo o Paraná, 2,4 mil presos vão prestar o Enem

O Enem PPL é ofertado em unidades prisionais e socioeducativas de todo o Brasil desde 2010 e, neste ano, será aplicado dias 6 e 7 de dezembro

Curitiba – Neste ano, 2.450 presos custodiados em penitenciárias de todo o Paraná estão inscritos no Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade). O Enem PPL é ofertado em unidades prisionais e socioeducativas de todo o Brasil desde 2010 e, neste ano, será aplicado dias 6 e 7 de dezembro.

Conforme o Depen (Departamento de Execução Penal do Paraná), há um edital específico para candidatos presos, com datas de aplicação das provas diferentes das dos demais estudantes. No Paraná, o exame acontecerá em salas de aula das próprias unidades penais.

Segundo a coordenadora de educação do Depen, Glacélia Quadros, o número de inscritos superou as edições anteriores. “Atingimos uma marca história devido ao empenho de todos os profissionais envolvidos na divulgação, na realização das inscrições e na busca pela documentação necessária”.

“Estamos fechando parcerias para realização de simulados. Além disso, os professores que atuam nas unidades penais trabalham o conteúdo em sala. Para aqueles que não estão matriculados em atividades educacionais, mas querem participar da prova, estamos disponibilizando livros para que estudem e se preparem na própria cela”, ressalta.

BOM DESEMPENHO

No ano passado os resultados foram bons. Dos 1.431 presos que se submeteram ao teste no Paraná, 221 (15%) conseguiram a conclusão do ensino médio e 928 (65%) tiveram êxito em uma ou mais disciplinas, o que significa que não precisam mais cursar determinada matéria durante o ensino médio.

Do total dos candidatos do sistema penitenciário paranaense, 80% foram aprovados. Muitos deles obtiveram resultados bastante positivos, atingindo pontuações como 900, 920, 960 na prova de Redação, por exemplo. As boas notas proporcionaram a 56 presos vagas no ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada para Universidades Públicas) e do ProUni (Programa Universidade para Todos).