Esportes

Em tarde de Klay Thompson, americanos sofrem mas vencem a França

RIO? Depois de sofrer contra a Austrália e da Sérvia, os Estados Unidos voltaram a encontrar um adversário capaz de fazer um jogo duro. Em grande tarde de Klay Thompson, que fez 30 pontos, os americanos venceram a França por 100 a 97, neste domingo, na Arena Carioca 1. Com o resultado, os favoritos ao ouro terminam na primeira posição do Grupo A – e podem pegar o Brasil, caso uma combinação de resultados dê uma vaga à seleção. A França ficou com a terceira posição e espera a rodada desta segunda-feira para saber seu adversário. Todas as partidas das quartas de final serão disputadas na quarta-feira.

Os Estados Unidos entraram em quadra precisando da vitória para evitar um empate triplo no grupo e correr o risco de ficar atrás da Austrália no critério de desempate (saldo de pontos entre os empatados). Já a França, preocupada com a fase final, deixou o armador Tony Parker, de 34 anos, no banco, reabilitando-se de uma lesão no dedão do pé. Ainda assim, o time fez um bom primeiro período, embora, ao fim, os americanos, com 9 pontos de Kevin Durant, tenham aberto 30 a 24 no placar.

60661680_United States%27 Klay Thompson 11 drives to the basket against France%27s Charles Kahudi 8 duri.jpg

No segundo quarto, com Klay Thompson fazendo sua melhor partida nos Jogos, os EUA chegaram a ter 11 pontos de vantagem. Com o ala-armador Nando de Colo também inspirado (14 pontos no primeiro tempo) e superioridade nos rebotes (19 contra 13), a França chegou a diminuir a diferença para quatro poontos. Ao fim, no entanto, os americanos voltaram a abrir e levaram o jogo em 55 a 46 para o intervalo.

No terceiro quarto, o público brasileiro viu um show de arremessos de três pontos de Klay Thompson. Astro dos Golden StateWarriors e especialista nos arremessos de longa distância, ele havia tido apenas três acertos de três pontos até a quinta rodada. Só no terceiro quarto, no entanto, foram cinco bolas de longe. Ainda assim, a distância ao fim do período seguiu relativamente curta para os americanos: “apenas” 12 pontos (81 a 69).

Aos gritos de “Allez le bleu”, que pareciam vir também de brasileiros na torcida, a França conseguiu reduzir a diferença para quatro pontos a seis minutos do fim do jogo. Mesmo com as vaias da torcida, no entanto, os americanos voltaram a pontuar e a levar a diferença para 10 pontos a 3min29segundos do fim. A França ainda voltou a reduzir a desvantagem, acertando uma bola de três no último segundo, mas ainda não foi dessa vez que os favoritos perderam no Rio. Mas a torcida parece disposta a ver isso acontecer.