Cotidiano

Em SP, pelo menos 2 moradores de rua morrem de frio

friosp.jpgSÃO PAULO – O frio atípico que atingiu São Paulo nos últimos dias tem aguçado a criatividade daqueles mais friorentos para suportar as baixas temperaturas. Pelas ruas da capital, até os famosos protetores de ouvido, geralmente vistos no exterior, viraram moda. Baiana e acostumada com o conhecido calor do Nordeste, a copeira Sudreane Santos Lima, de 35 anos, conta que tem usado três casacos por dia e, à noite, se apega à poodle Nina, de 2 anos, para tentar se esquentar. O meteorologista Vitor Kratz, do Climatempo, garantiu que a moradora de Taboão da Serra usará menos casacos nos próximos dias, quando a temperatura em São Paulo deve subir um pouco.

? A previsão para amanhã (hoje) é de mínima de seis graus e máxima de 19 graus, mas no fim de semana teremos mínima de 12 graus e máxima de 24 graus ? avisa Kratz.

De acordo com o Climatempo, as baixas temperaturas devem permanecer no inverno, que dará o ar, frio, da graça na próxima segunda-feira.

? Estou há 20 anos em São Paulo e nunca senti algo parecido. Em casa uso três cobertores, e o frio não passa ? reclama Sudreane.

Na madrugada de segunda-feira, a capital paulista alcançou mais um recorde no ano. A temperatura mínima foi de 3,5 graus, no Mirante de Santana, com registro de geada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A menor temperatura deste ano havia sido na sexta-feira: 5,5 graus.

Em termos de dias seguidos, de acordo com o Inmet, São Paulo teve ontem a menor temperatura desde 10 de julho de 1994, quando a mínima ficou em 0,8 grau. Considerando-se somente os meses de junho, é a menor temperatura em 22 anos. Em 27 de junho de 1994, a mínima ficou em 2 graus. Tempo – 12/06

Por causa da baixa temperatura registrada nas madrugadas, pelo menos dois moradores de rua já morreram na cidade de São Paulo nos últimos dias. No domingo, o corpo de Adilson Roberto Justino foi encontrado na calçada da Avenida Paulista, na região central da cidade. De acordo com informações da 78ª DP (Jardins), o morador de rua não apresentava sinais de violência. Na sexta-feira, um homem de 55 anos que dormia sob um pedaço de papelão morreu em frente à estação Belém, na Zona Leste.

SERRA CATARINENSE: MENOS 8,5 GRAUS

Outras duas mortes de moradores de rua na Zona Norte também podem ter sido ocasionadas pelo frio. O corpo de um homem foi encontrado próximo à estação Santana, do metrô, na quinta-feira passada. Uma mulher foi achada sem vida na Avenida Cruzeiro do Sul, perto do Terminal Rodoviário do Tietê, no domingo.

No Sul do país, Urupema, na serra catarinense, registrou na manhã de ontem a menor temperatura do ano no estado: menos 8,5 graus. Já em General Carneiro, na Região Sul do Paraná, a temperatura chegou a menos 7,1 graus. É a menor mínima registrada no Paraná este ano, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

LEIA MAIS:

El Niño mais forte em 20 anos finalmente acaba

Ciclovia: força da onda foi seis vezes maior do que estrutura suportaria

Sistemas de alerta de risco do Rio são falhos

Imagem de jovens praticando altinho próximo a corpos de vítimas de queda da ciclovia causa perplexidade

Ondas perfeitas: Maricá abre licitação para construir recife artificial